Uma verdadeira multidão de fiéis acompanhou na tarde deste domingo, 08 de janeiro, a tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo. O cortejo com a imagem do santo percorreu as principais ruas do centro da cidade e em seguida deslizou pelas águas do Rio São Francisco seguida de centenas de embarcações vindas de várias cidades da região.
Desde as primeiras horas da manhã que um intenso movimento de romeiros foi registrado na orla fluvial da cidade e principalmente ao lado da Capela de Santa Cruz, templo religioso que abriga a imagem do Santo Protetor dos Navegantes, que em 2012, completa 97 anos.
Para a senhora Lourdes do Carmo Silva, 72 anos de idade, a festa do Bom Jesus de Penedo é excelente e possibilita aos fiéis viver momentos de devoção ao santo que, segundo ela, tem agido em sua vida.
“Não perco nenhuma edição da festa. Todos os anos venho agradecer ao santo por graças alcançadas e renovar minha fé. Sou de São Miguel dos Campos e vim em caravana para Penedo só para participar da festa. Chegamos bem cedinho e aproveitei muito tudo isso. Volto para minha cidade mais uma vez encantada com a festa”, declarou a romeira.
Um fato necessário, mas que causou insatisfação em algumas pessoas foi a reduzida quantidade de fiéis na balsa que conduziu a imagem do santo pelas águas do Rio da Unidade Nacional. Apenas autoridades, a exemplo do Prefeito Israel Saldanha (DEM) e do senador Benedito de Lira (PP), além de poucos convidados, puderam embarcar junto com a imagem do Protetor dos Navegantes.
Ao término da procissão uma missa campal foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Valério Breda. Em seguida, o show da cantora de renome nacional, Joana, encerrou a 128ª edição da festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, que acontece tradicionalmente no segundo domingo de janeiro.