Aconteceu na noite desta quarta-feira, 13 de abril, em Penedo, a Procissão do Encontro, marcada pela união das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Bom Senhor Jesus dos Passos.
Entre uma igreja e outra, centenas de fiéis acompanharam as sete paradas da tradicional procissão, que relembra o momento em que Jesus encontra Sua Mãe no caminho para o calvário.
Após orações, missas, ladainhas e recitações do terço, um grupo de fiéis se uniu em frente à Catedral Diocesana de Penedo, de onde saiu para percorrer as principais ruas da cidade em direção a parte alta.
Enquanto isso, outro grupo saiu da Igreja de Santa Luzia e seguiu por um caminho diferente, levando a imagem de Nossa Senhora das Dores. O encontro entre as imagens foi promovido na Praça Clementino do Monte, em frente à Igreja do Senhor dos Pobres.
Em seguida foi realizada uma santa missa na Catedral Diocesana de Penedo,
Nesta Quinta-feira Santa, 14, a programação começa às 09 horas com a “Missa dos Santos Óleos” e às 19 horas acontecerá a “Missa da Ceia do Senhor”, na Catedral, ocasião em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, imitando a celebração que Jesus fez a seus discípulos, na Última Ceia.
A programação continua na Sexta-feira Santa, 15, quando fiéis lembram com jejum e orações a crucificação e morte de Jesus Cristo. Às 09 horas haverá a “Celebração das Dores” de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Penedo. Às 16 horas, os fiéis celebrarão a “Paixão e Morte de Jesus” com a tradicional procissão pelas ruas da cidade com a imagem do Senhor Morto, ato que antes acontecia no período noturno.
O sábado, 16, será marcado pela realização de “Vigília Pascal” na Catedral Diocesana e pela “Procissão do Senhor Glorioso”, prevista para começar às 19 horas.
Encerrando a programação da Semana Santa da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no domingo da Ressurreição, 17 de abril, às 9 horas haverá “Missa de Páscoa com as Crianças”. Às 14 horas será realizada a “Festa da Misericórdia” e, a partir das 19 horas, acontecerá a “Missa da Páscoa do Senhor”, na Catedral Diocesana de Penedo.