O ponto alto da festa foi à realização da procissão com a imagem da santa
O dia 08 de dezembro é uma data bastante significativa para os católicos e adeptos de religiões afro-brasileiras. Em alguns municípios alagoanos as dioceses prepararam uma vasta programação que foi desde a realização de celebrações litúrgicas à procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Em Penedo, as igrejas realizaram missas especiais pela passagem da data. Mas, o destaque foi para o Loteamento Pinheiro, situado no Centro da cidade. Desde o dia 02, que uma vasta programação foi realizada na comunidade que adotou Nossa Senhora da Conceição como sua padroeira.
O ponto alto da festa foi à realização da procissão com a imagem da santa. O cortejo, que foi comandado pelo padre Samuel Ventura, percorreu as principais ruas da localidade e adjacências mostrando a fé e devoção do povo daquela comunidade para com Nossa Senhora da Conceição.
As praias alagoanas também serviram como palco para manifestações religiosas neste domingo, 08. Um dos motivos que pode ter contribuído para isso foi o fato de Nossa Senhora da Conceição corresponder nas religiões afro-brasileiras a Iemanjá, considerada pelos adeptos da crença como sendo a “Rainha do Mar”.
Assim como em anos anteriores, grupos umbandistas e de candomblé homenagearam Iemanjá levando oferendas às margens das praias, ao som de adejas, atabaques e cantos. Além dos membros de religiões afro, famílias inteiras foram à beira da praia para oferecer flores, perfume, espelhos e outros agrados a “Rainha do Mar”.
