A festa do padroeiro do bairro Santo Antônio, conhecido popularmente como Barro Vermelho, em Penedo, chegou ao fim neste domingo, 31, com a realização da procissão. Milhares de pessoas participaram do cortejo que foi comandado pelo padre Jackson Ribeiro Nascimento.
O ato religioso teve início por volta das 15 horas. Da igreja de Santo Antônio, os fiéis seguiram pelas principais ruas do bairro. Papéis picados, fogos de artifício e as badaladas do sino anunciaram a largada da procissão que tradicionalmente é uma das maiores de Penedo.
Houve quem fizesse o trajeto da procissão de pés descalços. Alguns como forma de pagar promessas. Outros, apenas por devoção. Quem não teve como acompanhar o cortejo ficou na parte de suas residências esperando a procissão passar para reverenciar o santo casamenteiro, mostrando a fé dos ribeirinhos.
Assim como de costume, a procissão contou com a participação mais que especial da “Sociedade Musical Penedense”. Ao som de tradicionais cânticos religiosos, os fiéis louvaram e homenagearam o santo, ao passo que agradeciam graças alcançadas e renovavam a fé.
A festa em homenagem ao santo que dá nome ao bairro mais antigo de Penedo foi um misto de manifestações culturais, fé e religiosidade. Durante a última semanas, uma vasta programação foi organizada pelas lideranças locais que contou com o apoio de toda a comunidade.
A festa é sempre realizada no final de agosto e todos os anos encanta aos visitantes pela sua grandiosidade.