×

Penedo

Procissão e Missa Campal encerram Bom Jesus dos Navegantes

A festa do Bom Jesus dos Navegantes realizada juntamente com o Festival de Tradições Populares de Penedo, encerrou suas programações festiva, cultural e religiosa com o ponto alto das comemorações que é a procissão fluvial com a imagem do Santo Protetor dos Navegantes. Já nas primeiras horas do domingo (10) uma verdadeira multidão de fiéis se aglomerava ao lado da Capela de Santa Cruz, onde é zelada pela comunidade a imagem do Bom Jesus dos Navegantes, que em 2010, completa 95 anos.

Durante todo o dia, enquanto era ornamentada para a partir das 15 horas sair pelas ruas em direção as águas do Velho Chico, a imagem era venerada por pessoas dos mais distantes lugares. Para a senhora Maria das Dores Fonseca, participar de um evento como o Bom Jesus dos Navegantes de Penedo é viver uma emoção renovada a cada ano. “Há anos que participo dos festejos do Bom Jesus em Penedo e com fé, ei de vir muitas outras vezes”, declarou a aposentada de 71 anos que reside em Maceió.

Acompanhada por milhares de pessoas por terra, a imagem esse ano foi conduzida pelas águas do Rio da Unidade Nacional, numa balsa com apenas autoridades e poucos convidados. Na rampa onde é embarcada a imagem, uma multidão se espremia para tentar também seguir o santo venerado, mas, um cordão de isolamento feito pela Polícia Militar, impedia que as pessoas passassem além do limite permitido.

Durante o dia diversas autoridades visitaram a cidade, a exemplo do governador Teotônio Vilela Filho, Deputado Estadual Alberto Sextafeira, Senador Renan Calheiros e o ex-governador Ronaldo Lessa que acompanharam a procissão fluvial, passando pela cidade sergipana de Neopólis, onde a imagem foi saudada com muitos fogos.

Diferente de anos anteriores, a 126ª edição do evento, revelou um número menor de participantes. Do meio do Rio São Francisco dava pra ver claramente que apenas na descida da imagem para embarque na balsa, havia certa aglomeração, ficando todo o lado direito da rampa vazia, algo completamente diferente de edições passadas.

A missa campal celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Valério Breda, saiu um pouco do tom missionário e religioso e partiu para alfinetadas políticas, onde claramente era possível reconhecer nas caras e bocas feitas pelos féis que assistiam a celebração, a reprovação e também a aprovação das palavras sacerdotais.

Com o show da cantora católica Adriana, foi encerrada a 126ª edição da festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, que pela tradição volta a acontecer no segundo final de semana de 2011.