×

Alagoas

Procissão do mastro em União arrasta cerca de dez mil pessoas

Um público estimado em mais de dez mil pessoas, segundo a Polícia Militar, acompanhou neste domingo,16, a tradicional procissão do mastro da bandeira de Santa Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares, uma tradição que se repete a 176 anos. A procissão tem como ponto de partida a Rua do Castelo e percorre um trecho de quase três km até o pátio da Igreja Matriz, onde o mastro, que este ano teve quase 23m de cumprimento, é erguido pelos fiéis.

Antes de chegar ao pátio da igreja a procissão passa por diversas ruas, entre elas a Tavares Bastos, Avenida Monsenhor Clóvis Duarte, Presciliano Sarmento. O mastro é carregado pelos homens nos ombros como forma de penitência. O que se ver na procissão é um misto de fé e devoção por parte dos palmarinos a sua padroeira Santa Maria Madalena. São velhos, jovens, crianças e adolescentes que acompanham todo o trajeto a pé, a cavalo, carroça, bicicleta e motos.

O que chama a atenção é que em alguns casos, os pagadores de promessa acompanham a procissão com pedaços de tijolos na cabeça para agradecer algumas graças alcançadas. O prefeito Areski Freitas, o Kil (PTB) devoto de Santa Maria Madalena, acompanhou a procissão ao lado de secretários, do presidente da Câmara Municipal, vereador Bruto Praxedes e outros vereadores. A procissão atrai personagens curiosos, a exemplo de um homem fantasiado de Zorro.

Mas, tudo faz parte de uma tradição que se repete desde 1835, e atrai os palmarinos que estão ausentes da cidade por conta de suas atividades profissionais em outros municípios de Alagoas e até outros estados do Brasil. Muitos fazem questão de participar da procissão em União.

Uma tradição de 176 anos

A festa de Santa Maria Madalena, que este ano está em sua 176ª edição, é maior festa religiosa da Zona da Mata de Alagoas. As comemorações acontecem no período de 23 de janeiro a 2 de fevereiro, quando acontece a procissão da imagem de Santa Maria Madalena pelas ruas da cidade. No próximo domingo, 23, acontece à procissão luminosa da bandeira de Santa Maria Madalena, saindo da casa paroquial na rua do mesmo nome e logo depois a bandeira é hasteada no mastro.

No dia seguinte é iniciada a novena e os shows artísticos. Durante os intervalos dos shows, acontecem grandes bingos. A festa conta também com parque de diversões. No dia 1º de fevereiro acontece o leilão de gado. A principal procissão da festa acontece no dia 2 de fevereiro, último dia, com a imagem de Santa Maria Madalena percorrendo as ruas de União dos Palmares. Todos os anos mais de dez mil pessoas acompanham essa caminhada.