×

Cultura

Procissão de Santo Antônio arrasta milhares de fiéis pelas principais ruas de Penedo

A procissão com a imagem do santo é um das maiores festas religiosas que acontece na cidade

Milhares de fieis participaram na noite desta quinta-feira, 13, em Penedo, da tradicional procissão de Santo Antônio. O cortejo teve início por volta das 19 horas e percorreu as principais ruas da cidade mostrando a devoção do povo ribeirinho com o “Santo Casamenteiro”.

Mulheres, homens, crianças e idosos se uniram para juntos renderem graças ao santo que dedicou sua vida pela evangelização e a caridade, mostrando com suas ações que bens materiais não são nada perto do alimento da alma, a fé. Santo Antônio é um dos santos mais populares do mundo.

A procissão com a imagem do santo em Penedo é um das maiores festas religiosas que acontece na cidade. Durante as 13 primeiras noites do mês de junho, a Igreja do Convento Santa Maria dos Anjos fica lotada de fiéis que tem devoção pelo santo, conhecido também como o “Protetor dos Namorados”.

Assim como de costume, a procissão contou com a participação mais que especial da “Sociedade Musical Penedense”. Ao som de tradicionais cânticos religiosos, os fieis louvaram e homenagearam o santo, ao passo que agradeciam graças alcançadas e renovavam a fé com a súplica “Santo Antônio rogai por nós, intercedei a Deus por nós”.

Santo Antônio nasceu no ano de 1195 na cidade de Lisboa, em Portugal, e faleceu no dia 13 de junho na cidade de Pádua, marcando a data. O santo foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232. É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos.