×

Penedo

Procissão de Corpus Cristi leva centenas de fieis às ruas de Penedo

Celebração da missa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo aconteceu no Colégio Diocesano de Penedo

Centenas de pessoas participaram nesta quinta-feira, 07 de junho, da programação religiosa preparada pela Diocese de Penedo para o dia de Corpus Christi. Nem a ameaça de chuva intimidou os fieis que decoraram as principais ruas da cidade com os tradicionais tapetes com representações da igreja e do corpo de cristo confeccionados com tintas, serragem e folhas de árvores.

Antes do símbolo religioso do “Corpus Christi” sair às ruas do município ribeirinho para ser reverenciado pela população, aconteceu no ginásio do Colégio Diocesano de Penedo a celebração da missa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, onde o bispo Dom Valério Breda abençoou os fieis e falou um pouco sobre a importância do “dia santo”.

Para a Igreja Católica, o feriado é uma continuação da Quinta-feira Santa, quando é celebrada a instituição da Eucaristia. De acordo com os religiosos, Cristo continua entre os humanos através do corpo e do sangue, representados pelo pão e o vinho. “Temos que lembrar nessa data todo o sacrifício feito pelo Pai por nós e acreditar que ele está vivo em nosso meio, nos ajudando e protegendo”, declarou Maria Pureza Souza de Lima.

A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia) à Igreja Universal. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.