Fiéis lembraram com orações a crucificação e morte de Jesus Cristo
A noite desta sexta-feira Santa, 25 de março, ficou marcada em Penedo pela procissão com a imagem do Senhor Morto. Milhares de pessoas participaram da celebração que é realizada durante a Semana Santa e remete a uma das passagens da Via Crucis que é o calvário e a crucificação de Jesus Cristo.
Durante todo o trajeto da procissão com a imagem do “Senhor Morto”, as pessoas lembraram com orações a crucificação e morte de Jesus Cristo e aproveitaram a para agradecer graças alcançadas e/ou renovar suas promessas, acompanhando todo o percurso com os pés descalços.
O cortejo foi acompanhado ainda pelas figuras bíblicas que tiveram participação direta e indireta na paixão e morte de Cristo a exemplo de Maria, Mãe de Jesus, caracterizada como a Senhora das Dores, Maria Madalena, Verônica e São João apóstolo entre outros. Pelas ruas estreitas de Penedo o som das matracas e os cânticos de dor e lamentação marcaram a Sexta-Feira Santa, repetindo a tradição que a décadas é mantida pelos fiéis católicos da cidade ribeirinha.
A celebração que aconteceu na Catedral Diocesana de Penedo foi ministrada pelo Padre Jackson Nascimento e pelo bispo Dom Valério Breda que em seu sermão fez referência às últimas palavras ditas por Jesus Cristo antes de sua morte. Após o sermão da descida da cruz, o corpo de Jesus, simbolizado pela imagem, foi colocado num esquife funerário e em clima de muita comoção e silêncio acompanhado em procissão pelas principais ruas da cidade ribeirinha.
Um ato que marca a celebração eucarística da sexta-feira da Paixão é o beijo dado pelo sacerdote na imagem do Senhor Morto, assim que a mesma chega à Igreja. O gesto de remissão é repetido por ministros da eucaristia e pelos cristãos que durante todo o dia visitaram a igreja para reverenciar a imagem.
A programação da semana santa da Diocese de Penedo continua nesse sábado, 19, com a realização de Vigília Pascal na Catedral Diocesana e pela procissão do Senhor Glorioso, prevista para começar às 20 horas. Encerrando as festividades, no domingo da Ressurreição, 20, às 9 e às 19 horas serão realizadas celebrações eucarísticas da Páscoa do Senhor, na Catedral Diocesana de Penedo.
