Milhares de fiéis participaram do cortejo que seguiu pelas principais ruas de Penedo
A ameaça de chuva em Penedo não foi capaz de ofuscar o brilho da tradicional procissão do “Senhor Morto” na noite dessa sexta-feira, 18. Milhares de fiéis participaram do cortejo que seguiu pelas principais ruas do município de estreitas ruas e largas avenidas.
Durante todo o trajeto da procissão com a imagem do “Senhor Morto”, as pessoas lembraram com orações a crucificação e morte de Jesus Cristo e aproveitaram a para agradecer graças alcançadas e/ou renovar suas promessas, acompanhando todo o percurso com os pés descalços.
O cortejo foi acompanhado ainda pelas figuras bíblicas que tiveram participação direta e indireta na paixão e morte de Cristo a exemplo de Maria, Mãe de Jesus, caracterizada como a Senhora das Dores, Maria Madalena, Verônica e São João apóstolo entre outros.
Um ato que marca a celebração eucarística da sexta-feira da Paixão é o beijo dado pelo sacerdote na imagem do Senhor Morto, assim que a mesma chega à Igreja. O gesto de remissão é repetido por ministros da eucaristia e pelos cristãos que durante todo o dia visitaram a igreja para reverenciar a imagem.
Para o bispo diocesano Dom Valério Breda, a Semana Santa e, principalmente, a Sexta-Feira da Paixão precisam ser respeitadas uma vez que remetem aos últimos passos de Jesus Cristo antes de ser morto. Para o religioso, as pessoas precisam para de achar que a data é um simples feriado e passar a ver que na verdade esse é um dia santo.
A programação da semana santa da Diocese de Penedo continua nesse sábado, 19, com a realização de Vigília Pascal na Catedral Diocesana e pela procissão do Senhor Glorioso, prevista para começar às 20 horas. Encerrando as festividades, no domingo da Ressurreição, 20, às 9 e às 19 horas serão realizadas celebrações eucarísticas da Páscoa do Senhor, na Catedral Diocesana de Penedo.
