A SMTT fica localizada na Rua São Pedro, loteamento Vitória, bairro Senhor do Bonfim,
A Câmara Municipal de Penedo (CMP) aprovou a criação da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) que tem como função principal julgar questionamentos de supostos infratores a respeito de multas relacionadas ao trânsito aplicadas em Penedo por agentes municipais.
O projeto de municipalização do trânsito foi criado após várias reuniões entre o engenheiro de trânsito Ivan Vilela, contratado para dar assessoria na área, e a comunidade representada por associações de taxistas e mototaxistas, representantes do comércio, transporte alternativo e militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Ao final de todo o processo, os agentes de trânsito do antigo DMTT ganharão o poder de multa. Dessa forma os recursos originados das penas por infrações deixam de ir para o governo do estado e ficam no próprio município devendo, obrigatoriamente, ser investidos no próprio trânsito da cidade e em elementos como educação e melhorias em sinalizações.
Para o superintendente Geraldo Sabino, a municipalização será fundamental para que Penedo tenha um trânsito organizado e respeitado pelos motoristas que muitas vezes tratam os agentes de forma grosseira, chegando ao extremo de usar palavras de baixo calão em resposta a uma simples orientação de desvio de tráfego.
A SMTT localizada na Rua São Pedro, loteamento Vitória, bairro Senhor do Bonfim, já conta com espaço físico para instalação da Jari; sala de engenharia; sala de educação e fiscalização; alojamento para os agentes; setor administrativo; superintendência; recepção; copa; banheiros e garagem.
