×

Maceió

Procedimentos pós exposição ao HIV é implantado nas UPAs de Maceió

Procedimentos pós exposição ao HIV é implantado nas UPAs de Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza, por meio do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV, Aids e Hepatites Virais (PM IST/HIV/Aids/Hepatites Virais), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Trapiche e do Benedito Bentes, procedimentos preventivos necessários e imediatos para pessoas que estiveram expostas sexualmente ao vírus do HIV, quer seja em relação sexual com desconhecido ou sem proteção.

“O serviço é uma estratégia definida pelo Ministério da Saúde como medida de profilaxia para a prevenção da infecção por HIV, sendo indicada apenas até às 72h de pós-exposição sexual ao vírus. Daí a necessidade de expandir a sua oferta – que já é feita no HDT, no HU e no bloco I do PAM Salgadinho – para a rede de urgência e emergência da Capital”, afirma a coordenadora do Programa no município, Mardjane Lemos.

Apesar de reforçar o uso de preservativos como a melhor forma de evitar as infecções sexualmente transmissíveis, a coordenadora ressalta que o serviço se constitui numa ferramenta a mais para prevenir o desenvolvimento da doença.

Ao procurar o atendimento nesses casos, o paciente será avaliado pela equipe de enfermagem do local e encaminhado para a realização de um teste rápido para HIV, para que seja identificada alguma infecção anterior ao período de 72h. A partir daí, entra-se com a medicação preventiva por 28 dias e posterior encaminhamento para uma nova testagem. No caso de já ser detectada a infecção no momento da procura pelo serviço, o paciente será encaminhado prontamente para iniciar o tratamento nos centros de atendimento listados acima.