×

Penedo

Problemas na estrutura do telhado interditam Igreja do Senhor dos Pobres

Igreja do Senhor dos Pobres está interditada

A Igreja do Senhor dos Pobres foi interditada pelo 6º Grupamento dos Bombeiros Militar (GBM) depois de uma vistoria que identificou danos em algumas ‘tesouras’, estruturas de madeira que sustentam o telhado do templo católico situado em Penedo, na Praça Clementino do Monte. A inspeção foi realizada a pedido da Diocese, que já havia constatado que o fôrro da igreja também está comprometido e precisa ser reformado.

De acordo com o Padre Samuel Ventura, a aproximação do inverno levou à Diocese a fazer uma verificação no telhado da igreja. “A gente mandou fazer uma avaliação nas pingueiras e foi descoberto que o fôrro estava comprometido e também algumas tesouras”, informou o pároco da catedral diocesana de Penedo durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br ) sobre a programação da Semana Santa em Penedo.

O Padre Samuel disse ainda que conta com a colaboração da comunidade católica para realizar os serviços da Igreja do Senhor dos Pobres, erguida no local onde há uma réplica da cruz de pedra erguida em homenagem à expulsão dos holandeses da cidade.

De acordo com o historiador Ernani Méro, no antigo Largo do Cajueiro Grande – atual praça Clementino do Monte – aconteceu a última batalha entre os entre os invasores e as “oparinas”, denominação das forças armadas penedenses que alcançaram a vitória final em 19 de setembro de 1645.

O monumento em estilo bizantino, escultura rotativa instalada em um pedestal feita com pedras retiradas da Rocheira do Penedo, não resistiu ao descaso e ruiu, sendo “os pedaços jogados no mato”, conforme descreve Ernani Méro no livro Penedo – Templos, Obras e Confrarias.