Sede de Eletrobrás no município de Penedo
Com o objetivo de discutir a privatização da Eletrobrás e da CHESF, o Sindicato dos Urbanitários de Alagoas realizará uma audiência na Câmara de Vereadores do município de Penedo. O ato será realizado no dia 27 de outubro.
A audiência foi solicitada no dia 15 de setembro, quando os Urbanitários participaram de ato em defesa do Rio São Francisco, em Penedo, onde governadores do Nordeste se posicionaram também contra a privatização da CHESF.
Na ocasião, o Sindicato aproveitou para entregar ao governador Renan Filho, um dossiê sobre os impactos negativos da privatização da antiga CEAL.
Os Urbanitários defendem que privatizar a Eletrobrás é privatizar o Rio São Francisco, pois são os rios que geram energia através das dezenas de hidroelétricas espalhadas pelo país. “Se o governo vender a CHESF ele estará vendendo o Rio São Francisco junto, pois sem o rio não há energia”, afirma o sindicato.
De acordo com os Urbanitários, além da questão estratégica, o Rio São Francisco também tem uma função social. Sua vazão caiu dos seus 2.850 metros cúbicos por segundo para apenas 500 metros cúbicos por segundo, ou seja, ele está no seu estado mortal.
Ainda segundo o sindicato, são 35 milhões de habitantes que moram no entorno da bacia do São Francisco. Essa população será fatalmente atingida por uma possível privatização, pois o manejo do rio ficará nas mãos do capital privado, que só visa o lucro.
