×

Sergipe

Primeiros finalistas do prêmio ‘Um Banquinho, Uma Canção’ são definidos

Artistas escolhidos receberam a melhor nota do júri técnico

Apreciadores da música popular brasileira tiveram acesso a noite de apresentações da primeira etapa de disputa do prêmio ‘Um Banquinho, Uma Canção – Festival Sergipano de Música Popular’. Dos seis músicos que se apresentaram nesta quinta-feira, 26, no bar Porto Madero, João Mário, Luiz Fontineli e Ronise Ramos foram escolhidos pelos jurados e classificados para a próxima etapa. Todas as fases estão sendo transmitidas, ao vivo, pela rádio Aperipê FM.

Os artistas escolhidos receberam a melhor nota do júri técnico, formado por Alisson Coutto, André Gusmão e Marcos Vinícius, que avaliaram arranjo, interpretação, letra e música inédita. Cada artista pode apresentar três músicas, sendo uma nacional, uma sergipana e uma inédita também de compositor sergipano. “Para mim está sendo uma experiência nova, pois nunca participei de nenhum festival assim. Foi um prazer imenso participar e estar na final”, comentou o músico Luiz Fontineli.

“Estou muito emocionada e feliz por ter sido classificada. Acho que este festival, além de dar um impulso importante para os músicos que trabalham nos bares sergipanos, também é uma forma de valorizar uma cultura que é nossa, já que duas das músicas apresentadas tinham que ser de sergipanos”, ressaltou Ronise Ramos.

Igualmente contente com o resultado, João Mário falou sobre o ineditismo da proposta do prêmio. “É a primeira vez que vejo um festival neste formato, voltado para quem vive de tocar em barzinhos. Estou achando muito legal, pois é uma forma de legitimar este trabalho como música arte, e ver o público prestar mais atenção no trabalho que realizamos”, argumentou.

Promovido pelo Instituto Banese em parceria com o Governo do Estado, o prêmio conta com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart). Segundo o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, o festival é voltado para artistas que tiram da música o seu sustento.

“A nossa visão com este projeto é incentivar o artista sergipano, o músico da noite que está nos bares da cidade, oferecendo a ele uma oportunidade diferente para valorizar musicalmente a arte que produz, seus trabalhos autorais e interpretação. É neste contexto que o ‘Prêmio Um Banquinho, Uma Canção’ se apresenta como uma promessa de grande sucesso”.

Ao todo, 18 artistas selecionados em edital participam da competição, dividida em quatro etapas de apresentações, que irão ocorrer sempre em um bar ou restaurante diferente, na capital sergipana. Também se apresentaram no Porto Madero os músicos Roger Kbelera, Rodrigo Peninha e Valquiria Queiros.

As apresentações dos outros dois grupos estão marcadas para o dia 03 de dezembro, no Almeida Restaurante, e dia 10 de dezembro no Bar do Bel, do Iate Clube, sempre às 20h. Já a etapa final acontece no dia 17 de dezembro, no Museu da Gente Sergipana, na qual os nove músicos classificados, além da premiação em dinheiro, irão participar da gravação de um CD e DVD com os shows desta fase.