Os moradores do Nordeste, principalmente de Fortaleza e região, têm mais alguns dias para conhecerem e aproveitarem o Virtual Experience, o primeiro game center itinerante da América Latina. A atração ficará na capital cearense até o dia 28 de Abril e pode ser encontrada no RioMar Fortaleza.
No Virtual Experience, que está na Praça de Eventos do shopping (piso L1), os visitantes podem desfrutar de várias experiências tecnológicas, com recursos gráficos em 3D e imagens em 360º. A entrada no game center permite que os participantes aproveitem 10 jogos interativos, em cinco equipamentos diferentes.
Até agora, as três atrações que mais estão fazendo sucesso com o público no Ceará são as seguintes:
● Chroma-X. Mistura realidade virtual e realidade aumentada.
● Elevador-X. Um simulador projeta 30 andares de altura, e o participante fica em cima de uma prancha e precisa cumprir certas missões.
● Kat Walk VR. O jogador anda em uma plataforma e caminha pelos mapas, sem sair do lugar.
Antes de Fortaleza, o Virtual Experience já esteve em algumas cidades do Sul e Sudeste. A previsão é que a atração seja instalada em outros três estados do Nordeste ainda em 2019: Pernambuco, Sergipe e Bahia.
A realidade virtual no Brasil e no mundo
Realidade virtual é um conceito que define as tecnologias que permitem interações entre pessoas e um sistema. Essas interações acontecem com o auxílio de equipamentos de ponta. No Brasil, o acessório de realidade virtual mais difundido até agora é o óculos de realidade virtual, que já pode ser comprado em lojas físicas e online em quase todo o país.
De acordo com o site magodatecnologia.com.br, a principal aplicação dos óculos de realidade virtual ainda está nos videogames. No entanto, esses óculos também estão sendo utilizados em museus, no campo da educação, no setor imobiliário – para fazer visitas virtuais a propriedades – e até na medicina, em treinamentos.
Outro mercado que logo será afetado pela realidade virtual é o cinema. Essa tendência foi discutida na edição 2019 do SXSW, o maior evento de inovação e tecnologia do mundo em Austin, Texas, nos Estados Unidos. De acordo com o que foi discutido no festival, a realidade virtual fará com que o espectador dos filmes ganhe muito mais autonomia, e as narrativas poderão ser muito mais exploradas.
Em Maceió, a realidade virtual também já está sendo utilizada pelo poder púbico. Em Novembro de 2018, a prefeitura lançou o programa Maceió 360, que utiliza esta tecnologia para apresentar os principais pontos turísticos da capital alagoana. A iniciativa foi apresentada pela primeira vez no Festival de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul.
