Os camelôs que foram transferidos para o shopping popular já puderam começar suas vendas nessa quinta-feira (5). O novo espaço começou a funcionar às 10 horas da manhã e abriu suas portas para o público, trazendo a população para conhecer e comprar aos futuros microempreendedores individuais.
A estrutura do shopping conta com dois andares – destinados aos camelôs – para comercialização de diversos produtos, além de mais quatro salas, onde funcionarão uma farmácia popular, uma casa lotérica, uma agência dos correios e caixas eletrônicos. O piso é de granilite e o telhado revestido por uma telha especial, termoacústica, que proporciona a entrada de mais luz solar ao ambiente e maior economia de energia elétrica.
O shopping sempre abrirá das 8 h às 18h, mas nesta quinta-feira, excepcionalmente, começou a funcionar a partir das 10h. Quem for até esse novo espaço de comercialização encontrará uma variedade muito grande de produtos: artigos eletrônicos em geral, roupas, objetos personalizados, além de comida, na praça de alimentação.
Os camelôs que não foram transferidos para o shopping popular irão ocupar o estacionamento por trás do prédio do INSS, próximo à Praça dos Palmares. O local terá capacidade para aproximadamente 500 bancas, superando a estimativa da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária de Maceió (Semtabes), que imaginava um número menor.
Além das lojas, também forão instalados um elevador e uma escada rolante para facilitar o acesso dos consumidores ao local. A Prefeitura investiu R$ 1,5 milhão na compra de dois imóveis no Centro para construir o shopping popular.