Bom desempenho. No primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe comum, realizado no sábado (8), foram vacinados 48.886 idosos em Alagoas. Os dados, repassados pelos técnicos do Núcleo Estadual de Imunização, mostram que esse número corresponde a 19,65% das 248.845 pessoas com idades entre 60 anos ou mais que deverão ser vacinadas até o dia 21 de maio, quando se encerra a campanha nos 102 municípios.
O número mostra que Alagoas encerrou o primeiro dia da campanha com um desempenho superior aos estados de Sergipe, Ceará e Pernambuco, que vacinaram, respectivamente, 17,86%; 17,74% e 17,26% dos idosos a serem contemplados com a ação. No entanto, de acordo com a gerente do Núcleo Estadual de Imunização, Denise Castro, é necessário que os idosos possam atentar para o prazo final da campanha e a necessidade de se imunizarem para evitar a gripe comum.
“Tivemos uma procura satisfatória para o primeiro dia da campanha, mas é bom ressaltar que os idosos devem comparecer aos postos de vacinação até o dia 21 deste mês. Nosso objetivo é reduzir a morbi-mortalidade e as internações ocasionadas por vírus que provocam a gripe comum, mas, para isso, necessitamos atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que corresponde a pelo menos 80% da população”, salientou a gerente.
H1N1 – Denise Castro evidenciou ainda que os idosos com 60 anos ou mais também devem se vacinar contra a gripe A, pois a vacina da gripe comum não impede que o vírus H1N1 se manifeste. “O vírus da gripe comum e o da gripe H1N1 são distintos. Por isso, é necessário tomar as duas vacinas, que têm funções diferentes e não causam nenhum efeito negativo à saúde”, garantiu, ao frisar que a vacinação contra a gripe A é contraindicada, apenas, para àqueles que têm alergia a ovo.
Como se vacinar – Para se vacinar contra a gripe comum e a gripe H1N1, os idosos devem se dirigir aos postos de vacinação mais próximos de suas residências, portando o Cartão de Vacinação. Caso ele esteja acamado e não possa se locomover, as Secretarias Municipais de Saúde criaram equipes volantes para realizar a vacinação em domicílio. “Para isso, basta entrar em contato com o Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde onde o idoso reside e agendar a hora e o dia em que a equipe de imunização irá aplicar a dose”, orientou Denise Castro.