×

Alagoas

Primeiro ano do Projeto Respirar é tema de entrevista com Dr. Wander Mattos na Penedo FM

Entrevista foi concedida na manhã desta sexta-feira, 14 - Foto: reprodução

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), celebra os resultados do Projeto Respirar, programa pioneiro que presta assistência especializada a crianças traqueostomizadas ou em risco de traqueostomia. Desde sua inauguração, em fevereiro de 2024, o projeto já atendeu cerca de 200 crianças, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e independência respiratória.

Completando um ano de funcionamento no último dia 7 de fevereiro, o Projeto Respirar realizou mais de 500 procedimentos cirúrgicos e evitou a necessidade de traqueostomia em mais de 40 crianças, graças à atuação da equipe multidisciplinar nos hospitais vinculados à Sesau. O serviço funciona no Hospital da Mulher (HM), no bairro Poço, em Maceió, e é custeado pela Sesau, com o apoio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria).

Para marcar o primeiro ano do projeto, o coordenador do Projeto Respirar e cirurgião torácico formado pela Universidade de São Paulo, Dr. Wander Mattos Cardoso, concedeu entrevista ao programa Em Pauta, apresentado por Guilherme Lopes na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e youtube.com/@penedofmplayer), nesta sexta-feira, 14 de fevereiro.

Durante a entrevista, Dr. Wander destacou que o projeto é o primeiro ambulatório de vias aéreas pediátricas do Estado e conta com uma equipe multidisciplinar dedicada ao cuidado integral das crianças. “É a primeira vez que Alagoas consegue manter uma linha de cuidado completa, atuando em UTIs com o intuito de evitar as complicações relacionadas às doenças obstrutivas das vias aéreas. Ele também oferece amparo às crianças, até que consigam viver sem a traqueostomia”, explicou o médico.

O cirurgião também celebrou os impactos positivos do projeto. “Mudamos a vida destas crianças, evitando a traqueostomia ou realizando cirurgias de alta complexidade que dão a elas as condições de viver sem a traqueostomia. Com isso, elas têm uma vida digna novamente. Voltam a falar, desenvolver cognição, a ter olfato e a viver plenamente, o que é próprio de uma criança”, acrescentou.

Dr. Wander expressou ainda durante a entrevista o orgulho pelos avanços obtidos: “O projeto era um sonho e hoje ajuda centenas de famílias e crianças que precisam do acesso ao serviço, impactando positivamente a vida de cada um deles. Somos gratos a todos os envolvidos que investiram e apoiaram o Projeto Respirar. Hoje somos uma ideia semeada em todo país e isso é motivo de muito orgulho e alegria.”

Guilherme Lopes, apresentador do Em Pauta e secretário Executivo de Saúde de Alagoas, também ressaltou a importância do programa durante a entrevista. “O Projeto Respirar é uma iniciativa transformadora. A assistência integral e humanizada oferecida pelo programa mostra o compromisso do Governo de Alagoas com a saúde infantil e com a qualidade de vida das famílias alagoanas. Essa é uma vitória coletiva, fruto da dedicação e empenho de todos os profissionais envolvidos”, declarou Lopes.

Confira a entrevista: