A partir desta segunda-feira (11), Alagoas passou a contar com um Instituto de Identificação equipado com o que existe de mais moderno em termos de identificação digital. É que um novo sistema operacional de emissão de carteiras de identidade que trará maior agilidade aos processos de emissões de RG foi lançado pelo Governo do Estado em parceria com o Consórcio Montreal e Thomas Greg.
Quando estiver em pleno funcionamento, todo o processo, desde solicitação em um dos postos até a emissão e entrega do RG, será reduzido de 20 dias para até 24 horas, dependendo da demanda de solicitações, No interior, o prazo será de 48h.
“Para quem esperava meses antes, tirar a carteira em 24 horas é um grande avanço. E é um avanço que chega de forma consistente, com tecnologia. Um avanço significativo na segurança pública e na qualidade de vida das pessoas”, destacou o governador Teotônio Vilela Filho.
Adquirido por meio de licitação realizada pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), o sistema Afis será utilizado para auxiliar com precisão na identificação civil e criminal. “Basicamente será um sistema base integrado, não apenas para o público, mas também com a segurança pública. Vários sistemas estarão interligados, possuindo várias ferramentas que permitem a celeridade e a comodidade deste serviço”, explica o representante do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Alyson Oliveira.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Dário César, a utilização do novo sistema que, em breve, também disponibilizará o agendamento do atendimento por meio da internet, representa um avanço para a cidadania alagoana. “É importante dizer que isso é uma virada de página não só estrutural, mas também de cidadania. Em breve, teremos o agendamento pela internet e a entrega da carteira na hora. Estamos em contato com o Itec para isso”, ressalta.
A sede do Instituto de Identificação Delegado Mário Pedro dos Santos, localizado no Centro de Maceió, reinaugurada com o sistema, funcionará no período das 7h às 18h30 e conta com sete guichês para atender cerca de 250 pessoas diariamente.
A solenidade de reinauguração também contou com a presença do diretor da Perícia Oficial de Alagoas, João Alfredo Guimarães; da diretora do Instituto de Identificação, Madalena Cardoso; e do diretor regional Nordeste da empresa Montreal – ganhadora da licitação -, Maurício Alvarenga.
