×

Cultura

Primeira turma do curso de atores encerra atividades em Arapiraca

A primeira turma de atores formada a partir de uma parceria entre a Universidade Estadual de Alagoas e a Associação dos Artistas da Massaranduba (AAMA) concluiu suas atividades neste mês de novembro. No total, 27 participantes concluíram o curso básico de especialização para formação de atores em Arapiraca. A capacitação teve duração de seis meses e carga horária total de 134 horas.

O curso foi oferecido para estudantes da instituição e para a comunidade em geral. Entre os concluintes, está a estudante de Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Vitória Rodrigues. Embora já atue de forma amadora há alguns anos, que o curso mostrou que é preciso sempre se atualizar. “Ainda tenho muito a aprender. Já participei de outros cursos, outras oficinas, mas saio desse curso com um aprendizado bem maior do que já tinha”.

A estudante revelou que, embora curse Educação Física, seu sonho sempre foi ser atriz profissional. “Como em Alagoas só temos curso de licenciatura e não pretendo ser professora e, sim, atriz, quero viver de arte, estarei fazendo o próximo vestibular para a Escola de Teatro da UniRio [Universidade Federal do Rio de Janeiro]”, afirmou.

Novos desafios

De acordo com idealizador do projeto, Wagno Godez, a Associação dos Artistas da Massaranduba já realizava diversas atividades voltadas à cultura local, mas com a entrada da universidade, o curso tornou-se sistematizado e amplo. O resultado, segundo ele, foi além do esperado, o que motivou novas possibilidades para breve.

“Descobrimos novos talentos e melhoramos aqueles que já atuavam de forma amadora, isso porque a capacidade e competência iniciais do ator independam de ter feito um curso. No entanto, ser profissional de fato é algo que depende de um diploma”, explicou

Curso técnico

O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, adiantou que o objetivo da instituição e da entidade agora é criar o curso técnico profissionalizante para atores. “Já estamos trabalhando no projeto e pretendemos, o quanto antes, abrir a nossa primeira turma. Para 2015, o que temos de certo é a abertura de uma nova turma do curso básico”, revelou.

Jairo Campos disse ainda que ficou surpreso com a qualidade da turma e que todos terão futuro promissor na área, caso desejem. “Fazemos a nossa parte quando pensamos em valorização da cultura e esse curso provou que o interesse existe também quando falamos em cursos de aprendizado e formação. Que venham outros”, desejou Jairo Campos.