Skip to content

Primeira Infância lança “Os primeiros cem dias de atividades pedagógicas na educação infantil”

  • Home
  • Alagoas
  • Primeira Infância lança “Os primeiros cem dias de atividades pedagógicas na educação infantil”

Blog

Primeira Infância lança “Os primeiros cem dias de atividades pedagógicas na educação infantil”

A especialista em Arte-Educação pela UNI7 e pós-graduanda em Educação Infantil pela Unisinos, Alessandra Soares, proferiu a palestra “A importância do acolhimento na Educação Infantil” durante o lançamento do e-book Os primeiros cem dias de atividades pedagógicas na educação infantil: orientações para boas práticas, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria).

O evento online, aberto ao público, contou com a participação de 188 profissionais das secretarias municipais de Educação (Semeds), secretários, entre outros. O material pode ser acessado pelo endereço https://www.cria.al.gov.br/crianca-alagoana/publicacoes-cria.

A palestra seria proferida por Carol Velho, oficial de educação infantil do Unicef no Brasil. No entanto, questões de saúde impossibilitaram sua participação. Em sua fala, a pedagoga Alessandra afirmou que, muitas vezes, a palavra acolhimento é utilizada para o início, os primeiros dias de chegada da criança na escola. “Aí tem uma grande mistura dessas palavras que são acolhimento, adaptação e inserção. O acolhimento está presente nesse momento. Mas esses primeiros dias da criança na escola também podem ser visto como uma inserção em um novo ambiente”, explicou.

Segundo Alessandra, a ação de acolhimento não está apenas no momento de adaptação e inserção. Para ela, os educadores e educadoras da primeira infância têm a responsabilidade de viver um acolhimento, de ser um profissional com vivências acolhedoras.

Na visão da educadora, o acolhimento tem muito mais a ver com postura, com respeito, com discurso, com organização para o ambiente do que propriamente com um momento inicial. “A linguagem do acolhimento traz questões e faz a diferença na segurança afetiva dessa criança. Ela vai fazer a diferença nessa criança com relação à confiança, com relação ao respeito, ao conhecimento dela e do outro, a diálogos, a postura, a escuta”, destacou.

De acordo com a gerente de Educação do Cria, Marcia Susana Gonçalves, o e-book apresenta a trajetória da política nacional como base para a compreensão do processo histórico da política estadual destinada à primeira infância. Segundo ela, as propostas apresentadas na publicação se desdobram do planejamento à avaliação, pois pensa na gestão e nas prioridades para os primeiros cem dias de atividades. “Esse período se destaca pelas especificidades que circundam o planejamento, formação dos profissionais e acolhimento da equipe, das crianças e de seus familiares”, ressalta Marcia.

Sobre a convidada

Pedagoga com mais de 20 anos na educação, atuando em escolas públicas e privadas, Alessandra tem ampla experiência com Educação Infantil e Fundamental I. Atuou também como formadora de professores de Educação Infantil na rede municipal de Fortaleza, entre os anos de 2014 e 2020.

Ministrou disciplinas na graduação de Pedagogia e pós-graduação em Educação Infantil em faculdades particulares de Fortaleza. A partir de 2020, dedicou-se à formação de professoras de Educação Infantil por todo o Brasil por meio da Protagonize, empresa de assessoria e formação de professores. É criadora de conteúdos para professoras de Educação Infantil na página @protagonizee.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também