×

Maceió

Primeira Infância Cidadã entrega kits de Literacia Familiar para mães e gestantes do programa

Secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, participou da entrega dos kits

Cerca de 50 famílias assistidas pelo programa Primeira Infância Cidadã receberam nesta quarta-feira (10), kits de Literacia Familiar, que estimulam desde cedo a leitura de forma lúdica e participativa, o que faz as crianças chegarem mais preparadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de fortalecer o vínculo familiar entre pais e filhos. O evento aconteceu no auditório da Escola Nosso Lar I, na Ponta Grossa.

Cada kit é composto por 20 livros infantis, que são divididos entre histórias de ficção, poesia, biografia, trava-línguas e fábulas, e também para bebês. Além dos kits, as famílias receberão visitas domiciliares de orientação de técnicos do programa sobre como implementar as práticas de literacia familiar no seu dia a dia.

A coordenadora do programa em Maceió, Wellida Santos, falou sobre a importância dos Kits para mães, gestantes e crianças que participam do programa.

“É uma metodologia que estimula o desenvolvimento das crianças e o despertar pela leitura, não só para os pequenos, mas também para os pais, para além de estimular a leitura, fortalecer os vínculos familiares e preparar essas crianças para a pré-escola, para que elas contem a própria história. Estamos muito felizes em termos sidos escolhidos para participar desse projeto. Isso mostra que estamos no caminho certo. É o reconhecimento de todo o trabalho, dedicação e amor da equipe do programa”, destacou a coordenadora municipal.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, a entrega do kits de literacia familiar é mais um marco para o programa e famílias atendidas.

“Do ano passado para cá, tivemos muitas vitórias do Primeira Infância Cidadã. Isso tudo é resultado da dedicação da equipe que faz o programa. Para mim, essas ações vieram para reforçar a qualidade do serviço prestado às famílias participantes”, pontuou o secretário.

A coordenadora estadual do programa, Simone Sampaio, também esteve presente durante a entrega dos kits. Ela falou dos resultados positivos do programa na capital.

“Maceió bateu a meta de pessoas acompanhadas durante a pandemia. O Município foi escolhido nesse projeto pelo destaque que teve. Ficamos felizes com o comprometimento da equipe, porque o programa trabalha o começo, a primeira infância, para que as crianças tenham uma vida diferente dos pais com os estímulos que são dados”, salientou Simone.

Franciely Lima, assistida pelo programa Primeira Infância Cidadã, tem dois filhos, o Bryan de 4 anos e o João Miguel de 1 ano. Ela recebeu seu kit. “Fiquei muito feliz em receber esses livros. A infância deles será bem diferente da minha. O que eu não tive, eles estão tendo a oportunidade de ter com esse programa”, disse Franciely.

A dona de casa, Josilene da Silva, disse que os livros vão ajudar muito na leitura e aprendizado do seu filho Gael de 2 anos. “Gostei bastante de receber esse presente. Esse programa é muito importante pra mim. Quando eu mais precisei, os visitadores me orientaram sobre como buscar o atendimento médico para o meu filho”, revelou a usuária.

Participaram também da entrega dos kits, o secretário adjunto da Semas, Moacir Teófilo, a diretora de Proteção Social Básica da Semas, Aline Pedrosa, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Fábio Rogério e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Andrea Queiroz.

Iniciativa
O programa Primeira Infância Cidadã foi escolhido para participar de um projeto piloto da Secretaria de Alfabetização, do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Atenção à primeira infância, do Ministério da Cidadania. O projeto visa promover as práticas de literacia familiar entre os beneficiários, integrando ações do Programa Conta pra Mim às visitas domiciliares.

Primeira Infância Cidadã

O programa apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 aos 6 anos de idade. O programa facilita o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitem do acompanhamento da chamada primeira infância.

As ações do programa são executadas por meio de visitas domiciliares realizadas nos bairros Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes. Atualmente, o programa acompanha 1.440 pessoas.

Mantido pelo governo federal, o público alvo compreende crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.