×

Maceió

Primeira etapa do Mercado Popular é inaugurada

A primeira etapa do Mercado Popular de Maceió foi inaugurada nesta sexta-feira (21) pelo prefeito Cícero Almeida, no prédio da antiga Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa), no bairro da Levada. A perspectiva da Prefeitura é que, até a conclusão da segunda etapa do Mercado Popular, aproximadamente 800 comerciantes passem a ter acesso a um empreendimento formal, seguro e confortável. Hoje, são 364 permissionários da antiga Feira do Passarinho que passaram a trabalhar na formalidade e num local mais adequado.

O prédio da antiga Ceasa, onde funcionará o Mercado Popular, passou por melhorias em suas instalações, ganhando nova pintura e sinalização nas lojas, demarcação das áreas a serem ocupadas pelos permissionários, demarcação de áreas de estacionamento e ponto de táxi, instalação de uma nova rede elétrica e outros melhoramentos.

No entorno do prédio, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) executou serviços de pavimentação, e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) cuidou de toda a sinalização. Além disso, a Prefeitura de Maceió, junto ao Banco do Brasil, providenciou a abertura de um novo crédito bancário para garantir financiamentos específicos. Os comerciantes locais também contarão com cursos profissionais.

“Só temos o que comemorar. A inauguração do Mercado Popular é a maior empresa construída nos últimos anos em Maceió. Aliás, estamos avançando muito no quesito geração de renda”, afirmou o secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Arnóbio Cavalcante. “De acordo com dados divulgados recentemente pelo Instituto (IBGE), o Nordeste foi a região que mais cresceu em número de empregos formais. E Maceió é a capital que mais cresceu, superando, inclusive, o ritmo da região”. Segundo Cavalcante, foram gerados mil empregos diretos.

O prefeito Cícero Almeida destacou a importância do empreendimento e anunciou que, no lugar da Feira de Passarinho, será dada a continuidade ao projeto de revitalização do Centro de Maceió, além da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em parceria com a CBTU.