O ministro do Esporte, Orlando Silva, e o prefeito Cícero Almeida inauguraram juntos, nesta sexta-feira (16), a primeira unidade em Maceió da Academia da Terceira Idade (ATI), no Benedito Bentes.
A academia funciona na Praça Padre Cícero e é formada por vários equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica de idosos e pessoas com algumas doenças como diabetes e hipertensos.
A unidade do Benedito Bentes é a primeira de uma série de 30 academias que serão montadas ao ar livre em diversos bairros de Maceió, especialmente em praças públicas. No total, o projeto vai custar R$ 840 mil entre recursos do próprio município e do governo federal.
Durante a solenidade de inauguração, o ministro Orlando Silva disse que as ATIs não só estimulam a prática de atividades esportivas entre o público da terceira idade, como também ajuda na requalificação dos espaços urbanos. “O projeto também vai oferecer área urbana qualificada para os jovens de Maceió. Não só o público da terceira idade ganha, mas toda a população”, avalia o ministro.
O prefeito Cícero Almeida aproveitou a ocasião para falar sobre a ordem de serviço que autoriza o início das obras da Praça da Juventude, que será construída no recém-inaugurado Conjunto Cidade Sorriso II. O projeto vai custar R$ 1,8 milhão e prevê a construção no local de um anfiteatro e um ginásio de esportes para a comunidade.
Cícero Almeida também adiantou que em breve estará entregando aos moradores do bairro do Jacintinho “um dos mirantes mais bonitos de Maceió”. Segundo ele, trata-se de uma obra realizada com recursos próprios do município.
O prefeito também falou dos investimentos que são realizados pela prefeitura na área de esporte e lazer, como a construção de ginásios e quadras poliesportivas na capital.