×

Cultura

Primavera dos Museus acontece em Maceió nos dias 19, 21 e 22 de setembro

Programação do Primavera dos Museus no Palácio Floriano Peixoto começa na segunda-feira

A primavera é a estação do ano ligada à renovação. Por isso ela foi escolhida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), para desenvolver o evento Primavera dos Museus, que está em sua 5ª edição e será marcado com atividades em 310 cidades brasileiras.
Com o tema Mulheres, Museus e Memórias, o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) preparou uma programação especial para os dias 19, 21 e 22 de setembro. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SMCDH), e a entrada é gratuita.

A abertura do evento vai acontecer na próxima segunda-feira (19), às 19h30, com a exposição fotográfica “Memória das Águas”, de Pablo De Luca, com ilustrações de poesias de autores alagoanos. Às 20h, o público vai apreciar o show da cantora lírica alagoana Natalia Motta e do pianista Mario Marocchi.

O projeto “Papelzinho no Varal” também faz parte da programação. Na quarta-feira (21), às 14h, o público vai poder recitar as poesias do projeto que é coordenado pelo professor Ricardo Cabús e tem o apoio musical de Bruno Palagani e Wilbert Fialho.

Às 16h, a museóloga Carmen Lúcia Dantas vai proferir uma palestra sobre “O Criar e o Fazer das Mãos Femininas na Arte Popular de Alagoas”. Para esta palestra, os interessados deverão fazer a inscrição pelo telefone 3315-7874, devido ao limite de espaço do miniauditório.

Na quinta-feira (22), a noite será marcada com a apresentação da ialorixá e Patrimônio Vivo de Alagoas, Mãe Neide, e seu grupo, tendo como tema “Obirin-Símbolo da Resistência”, além e uma exposição de indumentária de orixás.

Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, esta iniciativa além de atrair visitantes ao museu, visa oferecer à população um programa cultural e gratuito. “Esta é uma ação que tem atividades em todo o território nacional e Alagoas também mobiliza os equipamentos museológicos oferecendo uma programação cultural de qualidade”, disse.