×

Penedo

Previsão de entrega do Centro de Convenções do município de Penedo é de oito meses

Ordem de serviço foi assinada na mahã desta sexta-feira, 06 de janeiro

A ordem de serviço para recuperação do Cine São Francisco, que será transformado no Centro de Convenções de Penedo, foi assinada na manhã desta sexta-feira, 06, em uma solenidade realizada na presença do governador Renan Filho, do ministro do Turismo Marx Beltrão, do superintendente do Iphan em Alagoas, Mario Aloísio, do prefeito Március Beltrão e do vice Ronaldo Lopes, entre outras autoridades.

De acordo com o governador Renan Filho, com essa e outras ações que o governo de Alagoas tem realizado no município em parceria com a prefeitura, o Iphan e o Governo Federal, Penedo terá de volta seu protagonismo para que possa se tornar uma das cidades mais desenvolvidas de Alagoas.

“É um grande prazer voltar a Penedo para fazer uma visita à cidade e para participar da assinatura da ordem serviço do Centro de Convenções, que é uma batalha antiga. Eu ainda era deputado federal quando fui procurado por Március e Ronaldo. Com a ajuda do senador Renan Calheiros conseguimos viabilizar os recursos, junto ao Ministério do Turismo, e hoje estamos aqui autorizando o início das obras”, complementou o chefe do Executivo estadual.

Ainda de acordo com Renan Filho, a ideia do Governo do Estado é possibilitar que o município possa receber grandes eventos, aumentando assim as possibilidades no turismo de negócios. O Centro de Convenções de Penedo será construído com uma capacidade para mil lugares e com tudo o que há de mais moderno, preservando a questão da acessibilidade. Serão investidos na obra mais de R$ 5 milhões.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas, arquiteto Mário Aloísio Barreto Melo, também participou da solenidade nesta sexta-feira, 06, e falou da satisfação em ver um projeto tão grandioso perto de se tornar realidade. “Esse projeto é muito importante para o desenvolvimento do município de Penedo. Com essa obra, não temos dúvidas que nasce um novo tempo na cidade ribeirinha”, comentou.

Durante a solenidade, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, também usou a palavra para falar sobre sua atuação no comando da pasta e sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos em Alagoas com o objetivo de incrementar o turismo, área que, segundo o político, é a que mais gera emprego e renda no Brasil, indo na contramão da crise pela qual o país passa.“Hoje estamos em Penedo dando um passo importante para o desenvolvimento turístico da cidade. Nosso objetivo aqui é desenvolver o turismo de negócios, pois essa é a vertente que mais cresce no mundo. Para se ter uma ideia, a cada 10 turistas, quatro são do turismo de negócios. Essa obra não é importante apenas para Penedo, mas para o estado todo. Penedo vai ter a oportunidade de se desenvolver ainda mais com esse Centro de Convenções”, declarou o ministro.

Para o prefeito Március Beltrão e o vice Ronaldo Lopes o momento é de alegria e satisfação em Penedo, pois a assinatura da ordem de serviço para a recuperação do Cine São Francisco é um grande marco na história da cidade. “Essa obra representa mais um sonho antigo do nosso povo que, graças a união de forças, trabalho sério e muito empenho conseguimos tornar realidade. A Penedo do futuro, a Penedo que queremos é assim. Uma cidade desenvolvida, turística, rica em infraestrutura, mobilidade e, principalmente, com oportunidades para todos”, declarou o chefe do Executivo municipal.

Já o vice-prefeito Ronaldo Lopes não escondeu a emoção durante a solenidade. Com a voz embargada, o engenheiro lembrou que a história se repetia mais uma vez, fazendo referência ao ano 1959, oportunidade na qual seu pai e até então prefeito Hélio Lopes esteve naquele mesmo local participando da inauguração do Cine São Francisco ao lado de Zeca Peixoto, Roberto Peixoto e Dr. Mário Gonçalves, entre outras autoridades.

“Não há como não lembrar. Meu pai quando prefeito esteve aqui participando da inauguração do cinema. Quis a vida que eu, como vice-prefeito, voltasse a esse local para participar da concretização desse sonho que, não tenho dúvida nenhuma, orgulhará a todos os penedenses que serão agraciados com o maior e mais moderno Centro de Convenções do interior do estado. Estamos no início do nosso segundo mandato e com essa solenidade de hoje mostramos que não estamos para brincadeira. Penedo entrará de vez nos trilhos do desenvolvimento”, complementou Lopes, que também é gestor no município das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e das obras estruturantes.O prédio do antigo cinema será administrado pela Prefeitura de Penedo em regime de comodato. O contrato valerá por 20 anos. Assim, fica viabilizado o planejamento do projeto de utilizar além do auditório do Centro de Convenções, os auditórios da Biblioteca da Sociedade de Cultura e Arte Popular de Penedo, Theatro Sete de Setembro (em reforma) e o prédio do antigo Fórum e da Associação Comercial, que serão reformados pelo PAC 3. O objetivo é desenvolver também o Turismo de Negócios no município ribeirinho.

Depois de abrigar o Cine São Francisco, que nas décadas de 70 e 80, foi palco de um dos eventos de cinema mais importantes do país, o local se tornou uma igreja evangélica e, há seis anos, estava abandonado. A previsão de conclusão da obra é de oito meses.

Clique AQUI e veja mais fotos da solenidade!