×

Alagoas

Pré-vestibular solidário prepara alunos em Santana do Mundaú

Em Santana do Mundaú, município da Zona da Mata, alunos que concluíram o Ensino Médio e que vão enfrentar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), têm até sexta-feira (dia 25) para se inscrever no ‘Projeto Pré-Vestibular Solidário’, iniciativa da Escola Estadual Manoel Matos. As vagas são limitadas e as aulas têm início na primeira semana de agosto.

O projeto, como explica a diretora Quitéria Alves Calado, nasceu devido a grande procura de alunos que já concluíram o Ensino Médio em retornar à sala de aula como “ouvintes”. “Em geral, a justificativa dos alunos era recapitular o que tinham aprendido para não esquecer”, recorda a diretora da Escola Estadual Manoel Matos, uma das mentoras do Pré-Vestibular Solidário.

A experiência piloto teve início em 2011 com 30 alunos que concluíram o ensino médio no município de Santana do Mundaú, oriundos da rede pública, aprovados em processo seletivo. A iniciativa da escola conta ainda com a colaboração de professores graduados e os que ainda estão concluindo o ensino superior pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ifal, Uneal e ainda professores da própria comunidade, por intermédio de uma articulação com a direção da escola.

Voluntários – Quinor Vicente da Silva, formanda do curso de Inglês pela Uneal e ex-aluna da escola, será uma das professoras voluntárias do cursinho. Ela explica que suas aulas vão seguir a base das provas aplicadas no Enem, como leitura textual e interpretação com base na leitura de textos vinculados às revistas, jornais, publicidade, entre outros.

O professor José Amauri, que participa pelo terceiro ano do cursinho pré-vestibular solidário, destaca o interesse e a dedicação dos alunos e informa que o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula tem como base os temas aplicados nas provas do Enem e de concursos públicos. “É gratificante contribuir com a aprovação dos nossos ex-alunos”, assegura.

Flávia Xavier é ex-aluna, já fez sua inscrição no cursinho e vai tentar uma vaga no ensino superior no curso de Administração. Ela concluiu o ensino há dois anos e vai voltar à sala de aula. “Vou aproveitar para aprofundar meus conhecimentos para melhorar meu desempenho nas provas”, reconhece.

O curso – O Projeto Pré-Vestibular Solidário, como explica Poliana Barbosa, coordenadora pedagógica, oferece as disciplinas de Português, Redação, Geografia, Biologia, Matemática, Filosofia e História. As aulas são ministradas das 19h às 22h. “Nossa expectativa é que mais alunos possam ser aprovados no Enem e em outros vestibulares”, afirma.

Além do material didático impresso, a direção da escola ainda disponibiliza equipamentos audiovisual para professores e alunos. Pela concepção do projeto, os professores voluntários recebem certificados das instituições parceiras, creditando as horas trabalhadas nas disciplinas de práticas pedagógicas.