O curso pré-universitário, disponibilizado gratuitamente pelo governo do estado em 25 municípios sergipanos, contempla os estudantes de Canindé do São Francisco, localizada no alto sertão sergipano. Ao todo, são 4.900 alunos que estão concluindo ou já finalizaram o ensino médio.
Acompanhando a performance das aulas que foram iniciadas no dia 30 de março, o secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho, esteve na última quinta-feira, 16, em uma das aulas presenciais do curso no município. Na escola cedida pela prefeitura, são atendidos 150 alunos no turno da noite.
As irmãs Agda e Anaína de Oliveira estão matriculadas no Pré-Universitário e almejam cursar Arquitetura e Engenharia Civil, respectivamente. “Sinto-me muito motivada por conta dos professores capacitados e devido ao nível desse curso”, contou Agda, que anteriormente estudava Direito, mas abandonou para tratar de problemas de saúde.
Oportunidade em Canindé
Atualmente, os estudantes de Canindé não precisam se deslocar para outras cidades da região para ter acesso ao cursinho pré-universitário, pois o município já possui sua própria unidade. Com isso, alunos como Olívia Evellyn não precisam mais sair da cidade.
“Foi uma decisão acertada do governo, que encurtou distâncias e facilitou para todos nós”, afirmou, acrescentando que tentará uma vaga no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “É o meu sonho”, disse.
O ajudante de servente, José Lânio Gomes, também não perde a oportunidade de estudar para o Enem. Durante o dia ele ajuda o pai e, à noite, não perde uma só aula. “Além de muito proveitoso, o material é excelente e os professores são dedicados”, destacou. Ele está convicto que o pré-vestibular vai facilitar seu acesso ao curso de Matemática da UFS.
