×

Maceió

Prestadores da orla marítima de Maceió participam de capacitação

A Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae) e a Associação dos Prestadores de Serviço da Orla (Aspom) promovem, nos próximos dias 6 e 7 deste mês, do III Seminário de Sensibilização Turística, que será realizado na sede do Sebrae/AL. A expectativa é que cerca de 400 empreendedores, que vendem produtos como água de coco, tapioca, bebidas, roupas de banho, entre outros, participem do evento.

Segundo a secretária Claudia Pessôa, são mais de 300 prestadores cadastrados. “Nossa missão é dar oportunidade para que esse trabalhador cada vez mais esteja capacitado para atender os clientes. Todo ano a Semptur promove seminários para a cadeia produtiva do turismo, como os jangadeiros, taxistas e outras categorias”, disse Claudia Pessôa.

A gerente da Unidade de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae/AL, Vanessa Rocha, informou que o seminário permitirá que os prestadores de serviço percebam a importância da qualificação e da formalização para obterem melhores resultados. “Eles lidam diretamente com os turistas, por isso, a necessidade de qualificação. Vamos mostrar as vantagens de melhorarem seus serviços e da formalização, enquanto Empreendedores Individuais, para que possam usufruir benefícios como mais acesso ao mercado, direito aos benefícios da Previdência Social, emitir nota fiscal, entre outros”, destacou Vanessa.

Para atingir um número maior de empreendedores, o seminário será realizado em dois turnos: manhã (das 8h às 12h) e noite (das 19h às 22h). Durante o evento, serão realizadas palestras sobre associativismo, qualidade no atendimento e importância da atividade turística para a economia de Maceió, além de manipulação de alimentos e limpeza urbana.

Empreendedor Individual – O Empreendedor Individual tem como objetivo tirar da informalidade os mais de 315 mil brasileiros que trabalham “por conta própria”. A categoria traz vantagens como isenção de impostos e direito aos benefícios da Previdência Social. Com a formalização, os trabalhadores autônomos passam a ter acesso a aposentadorias por idade e invalidez, salário-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte e auxílio-reclusão, além de acesso a serviços bancários, inclusive crédito, obtenção de CNPJ, entre outros.

A formalização é feita pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br. Não é preciso preencher e entregar formulários impressos às juntas comerciais. Tudo é feito on-line. Para se formalizar, o empreendedor precisará ter em mãos informações dos números do RG, CPF e CEP, a nacionalidade, a data de nascimento, um ponto de referência do endereço e o código da CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica).

Mais informações: O seminário é gratuito. Inscrições (82) 4009-1648 ou 3336-4409, ramal 203, das 8h às 14h.