×

Policial

Presos que podem ser ligados a facções criminosas são transferidos da delegacia de Penedo

Operação foi desencadeada no final da manhã desta quarta-feira, 25 de janeiro

Uma operação realizada no final da manhã desta quarta-feira, 25 de janeiro, resultou na transferência de seis presos que estavam detidos na Delegacia Regional de Penedo. Os reeducandos foram encaminhados para o presídio Baldomero Cavalcanti e para a Casa de Custódia, ambos em Maceió.

De acordo com o delegado regional Fernando Lustosa, alguns dos presos transferidos são suspeitos de integrarem facções criminosas diferentes e que estão em guerra dentro de presídios brasileiros.

“Nós recebemos informações de que seis presos que estavam detidos aqui em Penedo eram ligados a facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), por exemplo. Adotamos esse critério para evitar confrontos como os que estão acontecendo em algumas localidades. Alguns desses que foram transferidos têm também mandados de prisão em outros estados, por isso nossa preocupação”, explicou Lustosa.

Ainda de acordo com o delegado, a transferência dos presos aconteceu em uma boa hora porque, atualmente, a Delegacia Regional de Penedo encontra-se superlotada, com mais que o dobro de sua capacidade de detentos. “Até 35 preso a delegacia de Penedo suporta com tranquilidade, mas passou disso já é preocupante. No momento temos mais que o dobro disso. São mais de 70 presos em um local que não suporta tanta gente”, salientou Lustosa.

“Acreditamos que em breve esse problema será solucionado porque a Polícia Civil será transferida para um outro local, uma casa alugada, e esse prédio aqui será transformado em Casa de Custódia, ficando sob a responsabilidade do Sistema Prisional. Desse jeito poderemos dar um gás maior nas investigações para prender elementos que comentem crimes em Penedo e solucionar inquéritos que estão em andamento”, finalizou o delegado.