Uma nova fuga foi abortada na madrugada deste domingo (16) na Delegacia Regional de Polícia Civil de Penedo, quando agentes plantonistas descobriram numa das celas, o início do trabalho que possibilitaria a fuga dos presos. Em um dos banheiros foi localizado o começo de uma escavação, típico método utilizado pelos detentos da delegacia para fugir da penalidade que aguardam.
O plantão da 7ª Regional em Penedo ainda estava sob o comando da delegada Sheila Carvalho, titular da delegacia de Igreja Nova, que tomou de surpresa a informação da tentativa de fuga dos detentos. A cela que o túnel foi iniciado ficou isolada e a espera dos reparos necessários para que volte a ser ocupada.
Pela manhã, assumiu o plantão da Delegacia, o delegado Marcos Lins Machado que atualmente comanda os agentes da Polícia Civil em Porto Real do Colégio. Quem responde atualmente pela 7ª Regional de Penedo é o delegado Lindemberg Farias, que tem sentido de perto os mesmos problemas dos titulares que o antecederam e, também encontraram um prédio com séria deficiência estrutural, situação que levou o Ministério Público a pedir a interdição.
A última fuga que aconteceu na delegacia foi registrada no dia 19 de julho deste ano, quando no plantão do delegado Robério Athayde, 15 detentos, sendo 14 homens e 1 mulher, fugiram da frágil delegacia por um túnel cavado desde uma das celas até o pátio do prédio.
A delegacia estava superlotada com 49 presos, número que surpreende as autoridades, no entanto, apesar das várias comunicações a Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado, nada foi feito para garantir a reforma do prédio que já foi palco de diversas fugas.
Na ocasião o delegado plantonista falou sobre a falta de segurança no estado e o problema generalizado nas estruturas das delegacias. “Não temos a mínima condição de trabalho, pois, o governo tem recurso para muitas outras coisas, menos para a Segurança Pública que está completamente falida no Estado de Alagoas”, desabafou na oportunidade o delegado Athayde.