×

Policial

Presos causam tumulto em Palmeira dos Índios

Polícia Militar foi acionada para conter rebelião na delegacia de Palmeira dos Índios

A descoberta de uma tentativa de fuga gerou um princípio de rebelião na delegacia regional de Palmeira dos Índios. Presos atearam fogo em colchões e lençóis depois da revista realizada por agentes da Polícia Civil na cela 03, onde os detentos haviam começado a escavar um buraco na parede.

Usando pedaços de barras de ferro serradas da grade de outra cela, os presos viram o plano ir por água abaixo por volta das 10h30 deste sábado, 12. Os agentes plantonistas desconfiaram do barulho que vinha do xadrez e decidiram realizar uma vistoria na carceragem. Assim que perceberam a abertura que estava sendo feita na parede da cela 03, os agentes optaram por verificar as outras celas.

Apesar de não terem encontrado nada que comprometesse a segurança do xadrez e do retorno dos presos às celas, um novo episódio alterou a rotina da delegacia. Por volta das 16 horas, detentos iniciaram uma rebelião, quebrando cadeados para ter acesso ao pátio do xadrez, tocando fogo em colchões e lençóis deixados dentro das celas. Para conter a revolta, a Polícia Civil acionou a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Janio Bernardo Palmeira 24 HorasA atuação conjunta das forças de segurança fez com que os presos voltassem às celas, desta vez separando os supostos líderes do motim. Com 38 presos distribuídos em apenas quatro das sete celas em uso (três estão desativadas por falta de estrutura) na delegacia que tem estrutura igual aos dos demais distritos regionais alagoanos, a delegacia de Palmeira dos Índios tem ainda problemas com abastecimento de água e chegou ao ponto de improvisar um espaço de trabalho – o gabinete situado ao lado da recepção – para funcionar com cela para presos ameaçados pelos companheiros de cárcere.