Joel Antônio foi transferido para um presídio de segurança máxima, mas já avisou que vai fugir
A Polícia Civil lotada na Delegacia Regional de Penedo transferiu para o presídio de segurança máxima de Alagoas, situado em Maceió, o jovem Joel Antônio do Nascimento, 27 anos, conhecido como “Irmão Joel, o terror do Coque”. Ele é suspeito de ter praticado pelo menos 16 homicídios e é considerado como um sujeito de alta periculosidade.
De acordo com as informações policiais, Joel Antônio confessou naturalmente e sem apresentar remorso à prática de 10 homicídios e de alguns assaltos. No entanto, ele nega que tenha cometido os outros 6 assassinatos pelos quais é acusado. Os crimes teriam sido cometidos em cidades dos estados de Pernambuco e de Alagoas.
A transferência do preso foi solicitada pela cúpula da Polícia Civil de Alagoas que após receber novas informações sobre o criminoso concluiu que ele faz parte de uma quadrilha grande e muito perigosa. “Recebemos a informação de que os comparsas do preso poderiam invadir a delegacia de Penedo para resgatá-lo. Ele mesmo confirmou que já estava planejando sua fuga, por isso não perdemos tempo e o transferimos logo”, explicou o policial e chefe de operações da7ª DRP, Carlos Welber.
Antes de ser entregue no Presídio de Segurança Máxima o preso foi submetido a exame de corpo delito no Instituto Médico Legal Estácio Lima. “Quando estávamos chegando ao presídio, o Joel Antônio ainda brincou dizendo que não se incomodava, pois em breve voltará a fugir. Ele já é condenado a mais de 30 anos de prisão pela prática de diversos crimes e tem mandados de prisão em aberto nos estados de Sergipe e Pernambuco, além de Alagoas”, acrescentou Welber.
Vasta ficha criminal
O criminoso foi preso na última sexta-feira, 14, em Coruripe, por policiais da 2ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Ainda segundo as informações policiais, o criminoso vinha sendo investigado pelo serviço de inteligência da 2ª Cia desde a sua chegada à cidade, uma vez que ele chamou a atenção da polícia e da comunidade pelo fato de comprar roupas nas lojas locais, pagar a vista e sair dos estabelecimentos comerciais já usando a nova vestimenta.
Além disso, o meliante fez reserva em duas pousadas, sendo uma no Pontal de Coruripe e outra no Centro da cidade. O comportamento adotado pelo jovem na cidade foi suficiente para que a 2ª Cia desse início a uma investigação mais detalhada, o que resultou na identificação do individuo. Com Joel Antônio a polícia encontrou duas armas de fogo de calibre 38 e R$ 336 em espécie. O dinheiro, ainda segundo a polícia, é proveniente do assalto registrado recentemente na Casa Lotérica do Conjunto Santa Lúcia, em Maceió.
Joel Antônio era evangélico e ganhou o apelido de “Irmão da 12” porque no começo de sua atuação na criminalidade costumava carregar uma Bíblia embaixo do braço e uma espingarda calibre 12 na mão. Além de ficarem à mercê dos desígnios de Joel, muitos comerciantes do bairro São José, em Recife-PE, eram obrigados a pagar pedágio quinzenal para o Irmão, em troca de proteção. Depois de fugir de Pernambuco o acusado passou a viver em Alagoas onde pode ter cometido dezenas de outros crimes. Um detalhe que merece destaque é que o criminoso sempre usava um terno preto para praticar seus delitos.
