Teste serviu para comprovar a solidez das celas pré-moldadas
Na manhã desta terça-feira (22) a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP) realizou uma demonstração técnica da resistência estrutural do Presídio de Segurança Máxima com o intuito de comprovar a solidez da construção. O superintendente geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna e o superintendente adjunto, tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas e outros representantes da SGAP, recepcionaram os convidados que foram assistir aos testes.
Estiveram no local vários representantes da Segurança Pública do Estado de Alagoas, entre eles Antônio Dória, juiz auxiliar da Corregedoria, Paulo Brêda, representando o Conselho de Segurança (CONSEG), Thiago Bonfim, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o promotor de Justiça, Flávio Gomes e o desembargador Everaldo Patriota. Membros da imprensa alagoana também puderam assistir à demonstração técnica.
Na ocasião, foram feitos testes com furadeira e marreta em uma das celas da unidade. As grades também foram testadas com o uso de serra para corte de metal. Um servidor do Núcleo de Obras e Infraestrutura da SGAP fez a demonstração para os convidados. Também foi realizado um teste balístico no local, com o uso de metralhadora calibre 40, fuzil calibre 556, fuzil calibre 762 e escopeta calibre 12. Os testes foram realizados por atiradores de precisão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
Todos os testes realizados serviram para comprovar a qualidade das obras da empresa Verdi Construções, responsável pela construção do Presídio de Segurança Máxima. A unidade, inaugurada em dezembro de 2012, foi construída com verbas do Fundo Estadual de Segurança Pública (FUNESP) e tem 192 vagas para custodiar presos de alta periculosidade.
