Everton e seus companheiros repudiaram as atitudes racistas de alguns torcedores
Depois dos infelizes acontecimentos durante e ao fim do jogo com o SL Benfica, no dia 7 de Novembro de 2011, o plantel do SC Braga vem por este meio fazer saber o seguinte:
1- O grupo repudia todo e qualquer comportamento/manifestação racista ou xenófoba, demonstrando total e incondicional apoio aos colegas de grupo Alan e Djamal, cuja honra e dignidade foram postas em causa.
2- São deploráveis e inexplicáveis, as palavras de índole racista dirigidas aos atletas Alan e Djamal, no decorrer do referido jogo, tal como são incompreensíveis as ofensas à família do Alan.
3- Os atletas do SC Braga em causa são profissionais de honra imaculada, sem nunca terem vivido ou assistido a situação semelhante. Djamal tem orgulho nas suas raízes e na sua carreira e Alan partilha dos mesmos valores. Alan que apresenta, em Portugal, uma carreira profissional de 10 anos, cuja idoneidade poderá ser comprovada pela própria equipa técnica do SL Benfica.
4- Manifestamos ainda tristeza e surpresa pelos comentários do nosso ex-colega de equipe, Artur Moraes, que põe em dúvida o valor, profissionalismo e seriedade desta instituição. Ele viveu neste clube e sabê-lo-á, mais do que ninguém, que no SC Braga não são necessários “truques” ou “jogos sujos” para vencer. Assim, o honramos no passado, assim o fazemos no presente.
5- Desafiamos, por isso, Artur Moraes, a revelar ou contar qualquer “truque” por nós idealizado ou perpetrado nos jogos com o SL Benfica, na época passada, no AXA, onde, para o campeonato vencemos por 2-1 e para a Liga Europa por 1-0. Jogos, onde Artur vestiu esta camisa.
Damos, assim, por terminado este assunto, esperando que nos relvados e na sociedade, sejam abolidos e por todos rejeitados quaisquer atos desta natureza.
Pelo grupo:
Hugo Viana (capitão de equipe)
Márcio Mossoró (capitão de equipe)
Custódio (capitão de equipe)
