×

Política

Presidente do TRF5 é homenageado com a Comenda Tavares Bastos

Desembargador federal Paulo Roberto Oliveira de Lima

Em uma sessão especial proposta pelo deputado estadual Temóteo Correia (DEM). A Assembleia Legislativa entregou a Comenda Tavares Bastos ao desembargador federal Paulo Roberto Oliveira de Lima, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) com sede em Recife (PE).

Alagoano de Maceió, Paulo Roberto Oliveira de Lima tem 55 anos e assumiu a presidência do Tribunal Regional Federal em março deste ano. Antes de se tornar desembargador federal exerceu vários cargos na esfera judicial em Alagoas, como procurador de Estado, procurador da República, juiz do Tribunal Regional Eleitoral. Ingressou na magistratura em 1988, sendo titular da 2ª Vara de Alagoas e em 2001 chegou ao cargo de desembargador federal.

Em seu discurso, o desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima agradeceu a outorga da Comenda Tavares Bastos e relembrou um pouco de sua trajetória em Maceió, antes de enveredar na carreira jurídica. “Acho que a palavra tolerância é a única que posso usar para explicar a construção de tantas amizades ao longo dos anos, e, talvez, essa seja a razão que me fez ser hoje agraciado com tamanha honraria, o que muito me alegra. É uma homenagem especial outorgada pelo Poder Legislativo, um poder pelo qual eu tenho o maior respeito e me sinto reconhecido”, disse.

O autor do requerimento, deputado Temóteo Correia destacou que em todas as funções que desempenhou no âmbito judicial, o homenageado nunca colocou o cargo acima da sua humildade. “É uma honra para a Assembleia Legislativa de Alagoas poder conceder a este alagoano ilustre essa homenagem, por tanto que elevou o nome de nosso Estado no âmbito do Poder Judiciário brasileiro. Ele galgou todos esses cargos por meio de concurso público e neles nunca procurou ser maior do que o cargo. É simples, sempre fez suas obrigações e é uma pessoa admirada por todos”, afirmou o deputado.

Além do presidente da Casa, Fernando Toledo e do deputado Temóteo Correia, a sessão especial o contou ainda com a presença dos deputados Olavo Calheiros (PMDB), Luiz Dantas (PMDB), Ronaldo Medeiros (PT), Judson Cabral (PT), Inácio Loiola (PSDB), Joãozinho Pereira (PSDB), João Henrique Caldas (PTN), Antonio Albuquerque (PTdoB), Sérgio Toledo (PDT), Isnaldo Bulhões Júnior (PDT), Jota Cavalcante (PDT) e Jeferson Morais (DEM).

Estiveram presentes na solenidade os presidentes do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Costa Filho; do Tribunal de Contas, conselheiro Luiz Eustáquio Toledo; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares; o secretário de Gabinete Civil Álvaro Machado (representando o governador Teotonio Vilela Filho); juízes federais e estaduais, procuradores federais, promotores de Justiça, conselheiros do Tribunal de Contas, entre outros.