"Pense numa farra", declarou Tico durante a entrevista
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SINDSPEM), Francisco Souza Guerra (Tico), concedeu na manhã desta terça-feira, 18 de setembro, entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), onde destacou mais uma vez a impossibilidade do município em cumprir com o aumento salarial para os professores.
Francisco Guerra relembrou que o número de contratação feita pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Penedo, inviabilizou o aumento dos educadores efetivos do município, uma vez que os novos contratos gerou uma folha de R$ 120 mil reais por mês para os cofres públicos.
Desvio de função
Durante a entrevista o presidente Francisco Guerra disse que do pouco mais de 446 professores existentes no município de Penedo, 144 estão fora da sala de aula, sendo a maioria desviada de sua função. O número representa aproximadamente cerca 33% o que leva o município a contar apenas com 279 educadores efetivos nos seus postos de trabalho.
Com a carência gerada pela falta de professores a resolução para que fosse suprida a ausência dos profissionais nas salas de aula foi a contratação de 184 pessoas que atualmente exercem suas funções gerando uma folha de R$ 120 mil reais por mês. “Você já ouviu Galã do Brega? Pense numa farra”, declarou o presidente do SINDSPEM.
Uma informação que chamou a atenção foi o fato da sede da Secretaria Municipal de Educação atualmente contar com vinte e uma coordenadorias, existindo ainda inúmeras funções destinadas a técnicos. Fora da sede outras trinta e seis coordenadorias existem com o nome de professores que as ocupam em sua maioria por indicação do ex-secretário de educação Ronaldo Vicente.
Funcionários do município cedidos à 9ª CRE
O presidente do SINDSPEM afirmou ainda durante a entrevista que mesmo com a redução do número de matrículas em Penedo e o estado tendo um número de servidores muito maior que o município ribeirinho, a 9ª Coordenadoria Regional de Ensino, gerenciada pela professora Cleide Cerqueira, conta com cinco professores do quadro de funcionários efetivos da Prefeitura de Penedo disponibilizados para a prestação de serviços à 9ª CRE.
No final da entrevista, Francisco Guerra lembrou a importância da implantação do controle da criação de cargos públicos em uma próxima gestão municipal, reafirmando que o compromisso dos gestores devem se voltar ao desenvolvimento do município com políticas sérias e comprometidas com o fortalecimento do respeito e o cumprimento dos direitos dos servidores.
