Em declaração feita na manhã desta segunda-feira, 25, o presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), fez um balanço da visita que realizou na última sexta-feira a quatro municípios do alto Sertão para verificar de perto a forte estiagem que vive a região. Ele lamentou a dramática situação vivenciada pelo povo sertanejo com a falta de chuvas que vem dizimando os rebanhos e afetando a qualidade de vida da população.
Renan, que também visitou o primeiro trecho do Canal do Sertão, no município de Delmiro Gouveia, afirmou que a água que já está chegando aos sertanejos através da obra diminuirá o sofrimento do povo, servindo para o consumo humano e animal, além de servir para a irrigação, mas destacou que é preciso fazer mais. “Nossos rebanhos foram dizimados pela falta de água. Precisamos elaborar um programa específico para a renovação desses rebanhos que são indispensáveis para o sustento do povo sertanejo”, disse o presidente do Senado.
Ao cumprir seu primeiro compromisso em Alagoas após ser eleito presidente do Senado, Renan voltou a se comprometer com o povo para, junto com o governador Teotonio Vilela Filho, continuar acompanhando a situação da seca e discutindo ações a serem implementadas para a melhoria da qualidade de vida. “Nossa prioridade é mudar a realidade do povo sertanejo, para isso, a celeridade nas obras do canal é imprescindível, transformando radicalmente a realidade econômico-social dos municípios da região”, declarou.
O presidente do Senado lembrou, ainda, o momento em que, ao verificar no município de Maravilha a situação da barragem local, totalmente seca devido à falta de chuvas, se solidarizou com o povo sofrido da região, fazendo menção à força dos sertanejos que mesmo vivendo em situação subumana, resiste à seca e enfrenta o clima desfavorável. “Os agricultores familiares e pequenos criadores da região tem feito um enorme esforço para não perder suas plantações e rebanhos”, lembrou.
Além do município de Maravilha, Renan e o governador Teotônio Vilela Filho visitaram, também, os municípios de Olho D’água do Casado, Água Branca e Delmiro Gouveia, onde conversaram com moradores e ouviram as reivindicações e anseios da população que serão levados à presidente Dilma Rousseff, e voltaram a se comprometer em continuar trabalhando, em Brasília, pelo enfrentamento à seca e pela diminuição da pobreza local.
Primeira etapa do Canal do Sertão
No relato que presenciou no semiárido alagoano durante a visita que fez à região, acompanhado do governador Teotonio Vilela, o senador Renan Calheiros, presidente do Senado, disse na manhã desta segunda, 25, que o primeiro trecho do Canal do Sertão, que será oficialmente entregue aos sertanejos no início do mês de março, chegou no momento certo, quando vários municípios estão passando por um momento crítico causado pela pior estiagem dos últimos 100 anos.
Renan disse que seu primeiro compromisso em Alagoas após ser eleito presidente do Senado não poderia ser outro. “Me comprometi com o govenador Teotônio Vilela Filho para juntos verificarmos a situação da seca e discutirmos as ações a serem implementadas. Visitar o primeiro trecho da Canal do Sertão e acompanhar a vida do sertanejo sendo transformada a partir de então era imprescindível para isso”, afirmou.
O presidente do Senado lembrou que essa é uma das principais obras hídricas que o Nordeste já viu, não apenas por sua magnitude, mas também pela enorme transformação dos cenários econômico e social que proporcionará aos municípios do Sertão. A obra, que terá a primeira etapa inaugurada no dia 11 de março, levará água potável para 42 cidades alagoanas, atendendo à necessidade de, aproximadamente, um milhão de habitantes que sofrem com a aridez e pobreza da região.
Como sempre destaca em seus discursos, Renan fez menção à força do povo sertanejo que mesmo vivendo em situação subumana, resiste à seca e enfrenta o clima desfavorável para sobreviver. E se pôs à disposição para continuar ajudando no que for preciso para o enfrentamento à seca. “O Canal do Sertão representa também uma nova força para a economia da região. Além do consumo humano e animal, ela será fartamente usada para a irrigação e agricultura”, destacou.
Após a conclusão dos primeiros 65 km do Canal, as próximas etapas das obras já foram iniciadas, com serviços em andamento e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional até o km 78. Quando estiver concluído, o Canal do Sertão alcançará a marca de 250 km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca. A presidente da República, Dilma Rousseff confirmou presença na inauguração do primeiro trecho em 11 de março.