Na última etapa da visita à Europa, a presidenta Dilma Rousseff cumpre nesta sexta (7) uma agenda cheia em Ancara, na Turquia. Ela se reúne com o o presidente turco, Abdullah Gul, e o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Serão assinados acordos em várias áreas.
O governo da Turquia é um dos principais negociadores dos conflitos nos países muçulmanos no Oriente Médio e no Norte da África. No passado, as autoridades turcas se uniram às brasileiras nos esforços para conter as sanções ao Irã. Na ocasião, brasileiros e turcos intermediaram o acordo a fim de transferir urânio do Irã para a Turquia.
No entanto, a comunidade internacional não reconheceu o acordo como sendo capaz de impedir os iranianos de fabricar armamentos nucleares. Com isso, foram impostas sanções rigorosas ao país. Atualmente, os turcos participam das negociações para a paz na Síria.
À tarde, em Ancara, a presidenta participa de uma cerimônia em homenagem aos heróis depositando flores no Memorial de Atatürk e encerra o Encontro Empresarial Brasil-Turquia. No final da tarde, Dilma viaja para Istambul.