O presidente da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), José Lages Júnior, participou, entre os dias 3 e 6 de abril, do 1º Encontro Nacional de Presidentes de Juntas (Enaj) do ano de 2013, em Aracaju, Sergipe. O evento foi uma promoção da Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej) e teve como tema “Unificando práticas e gerando melhorias a favor do registro mercantil”.
Durante o encontro, o presidente da junta alagoana apresentou o aplicativo da Juceal para o sistema iOS e a inovadora emissão de certidões via internet, uma funcionalidade criada para proporcionar aos usuários mais transparência e segurança nos serviços prestados pela Junta. Outros integrantes da Juceal, como o diretor de Tecnologia da Informação, José Álvaro de Oliveira, o secretário geral, Carlos Araújo, e o procurador, João Paulo Gaia Duarte, também estiveram presentes no evento.
No encontro, foram debatidas ações que possibilitem a simplificação e agilidade dos processos de abertura de empresas. Para José Lages Júnior, esses itens são essenciais e devem ser prioridade das juntas comerciais. “Com um registro mercantil ágil, transparente e sem complicações ou burocracia excessiva, ganham os empreendedores, as juntas comerciais e, principalmente, a economia do país”, explica.
José Lages Júnior também ressaltou as últimas ações implantadas na Junta, como o sistema Jucel Web. “Com essa nova ferramenta, podemos oferecer ao contribuinte o acesso aos serviços prestados pela Juceal sem precisar sair de casa. Além do conforto para o usuário, esse é um grande passo que damos na melhoria significativa no nosso atendimento”, ressalta.
A implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) também esteve em pauta, bem como ocorreram, em paralelo, reuniões específicas entre os procuradores, secretários gerais e técnicos de TI. Estes últimos discutiram o desafio que é aliar tecnologia às grandes demandas do registro empresarial, com o intuito de modernizar e tornar mais rápidos os processos.
Referência nacional em tecnologia, a Junta de Alagoas foi escolhida no encontro como a representante em TI do Nordeste – status ratificado pelo lançamento anterior do sistema Juceal Web (chancela digital), do aplicativo da Junta para o sistema iOS (iPad, iPod e iPhone), do sistema Juceal Conveniadas e, agora, do sistema Juceal Web.
Durante o encontro, os técnicos de TI debateram a padronização das assinaturas digitais dos arquivos das juntas, sobre a adoção da tecnologia utilizada pelo Poder Judiciário para a entrada digital dos processos, dentre outros itens. Os técnicos também discutiram a utilização de novas tecnologias para interagir com os contribuintes, como, por exemplo, mensagens SMS e e-mails.
“O encontro destacou o quanto o setor de TI é avançado na Juceal. Estamos participando do grupo de estudos que irá definir as regras de assinatura de atos das Juntas Comerciais, e nossa chancela digital foi adotada pelo Rio de Janeiro. No futuro, os estados do Amazonas, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso também utilizarão nosso sistema”, destaca o diretor de Tecnologia da Informação da Juceal, José Álvaro. “Também informamos que, dentro de 60 dias, estaremos lançando o aplicativo da Juceal para Windows Phone e Android”, completa.
Alagoas também foi destaque entre os secretários gerais, cujas pautas foram a revisão de Instruções Normativas, que regulamentam a registro de empresas, e a implantação de procedimentos para que as práticas mercantis sejam operacionalizadas. Carlos Araújo, secretário geral da Juceal, foi escolhido para representar o Nordeste no grupo que direcionará as mudanças das 40 Instruções Normativas do Departamento Nacional de Registro e Comércio (DNRC) que estão em vigor.
“É uma grande responsabilidade, mas a escolha só comprova o quanto Alagoas tem prestígio no rol das Juntas Comerciais. É um trabalho que pretendo cumprir com dedicação para melhorar ainda mais o registro mercantil”, declara Carlos.
