×

Alagoas

Presidente da Fiea recebe visita do governador Teotonio Vilela Filho

Procurando manter sintonia com a sociedade e os poderes públicos, uma característica de sua administração, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, recebeu nesta sexta-feira (28), na Casa da Indústria, o governador Teotonio Vilela Filho, o vice-governador, José Thomaz Nonô, e vários secretários de Estado. O objetivo, como esclareceu José Carlos Lyra, foi dar aos industriais de Alagoas mais uma oportunidade de ouvir os gestores públicos sobre projetos e programas, já realizados e em andamento, destinados a criar um ambiente de expansão do setor produtivo.

“Como nas várias outras oportunidades em que esteve nesta casa, o governador nos honra com sua presença, debatendo em alto nível com os empresários alagoanos”, disse o presidente da Fiea. O encontro serviu também como oportunidade para os industriais externarem preocupação com problemas que emperram as atividades de alguns segmentos de nossa economia, a exemplo do setor de cerâmica, atividade que enfrenta barreiras capazes de inviabilizar a atividade, gerando desemprego em massa.

O governador falou por quase uma hora, discorrendo sobre a realidade negativa em que encontrou Alagoas e o esforço que seu governo faz, neste segundo mandato, para superá-la. “A maioria dos alagoanos vive abaixo da linha de pobreza, dependendo do Estado para subsistir. Temos lutado para mudar isso com investimentos em segurança, saúde, educação, revitalizando a agricultura”, afirmou Vilela, apontando o programa “Alagoas Tem Pressa” como a mola propulsora do desenvolvimento que espera garantir ao Estado em sua gestão.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), o programa foi lançado pelo governador Teotonio Vilela Filho com o objetivo de promover o desenvolvimento e melhorar os indicadores sociais de Alagoas onde, segundo o próprio Vilela, mais de 700 mil alagoanos vivem na exclusão. “Já fizemos muito, e ainda temos muitas dificuldades a enfrentar, mas hoje o Estado tem rumo, tem prumo”, disse o governador aos empresários reunidos na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, sede da Fiea.

Na explanação, Vilela apresentou dados sobre os investimentos em saneamento básico e abastecimento de água, em segurança pública, quando apontou a droga como um mal que preocupa governos do mundo inteiro. Ele parabenizou o empresariado pela grande contribuição que o setor produtivo dá ao desenvolvimento socioeconômico do Estado, pediu que o setor e a sociedade lhe apresentem criticas construtivas pois lhe estimulam a continuar trabalhando pelo bem de Alagoas. “Mas peço que também elogiem diante dos avanços e conquistas”, brincou o governador.

Ao concluir sua explanação, Teotonio Vilela pediu aos empresários alagoanos que “não percam a fé, a esperança, a coragem” de continuar contribuindo para que Alagoas cresça, que supere os baixos indicadores sociais do momento e em breve possa ser apontado como Estado socialmente justo e economicamente desenvolvido. Além do governador, o presidente José Carlos Lyra de Andrade recebeu os secretários Luiz Otávio (Seplande), Dário César Cavalcante (Defesa Social), Marco Fireman (Infraestrutura) e Herbert Motta (Trabalho).