Jorge Dantas esteve na 7ª edição do Fórum Urbano Mundial.
O presidente da AMA, Jorge Dantas participou ,neste domingo, dia 06, em Medellín, na Colômbia, da 7ª edição do Fórum Urbano Mundial. O evento, organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), é a principal conferência global sobre questões urbanas. O presidente está representando a Confederação Nacional dos Municípios.
O tema do encontro deste ano , que teve quase 25 mil inscritos de 164 países, “Patrimônio Urbano em Desenvolvimento – Cidades para a vida”, discute a situação atual das cidades e os esforços na disseminação do desenvolvimento urbano sustentável e equitativo, para cumprir os objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM) acordados pelos países-membros da ONU.
O evento é promovido pelas Nações Unidas e acontece de dois em dois anos como preparatório para o Third United Nations Conference on Housing and Sustainable Urban Development (Habitat III), evento que acontece de vinte em vinte anos.
Segundo Jorge Dantas, Medellín foi escolhida por ser um exemplo internacional atual em transformações urbanas através de práticas de urbanismo social. Ela conseguiu atender as suas comunidades mais vulneráveis, com soluções para mobilidade acessível, um governo mais inclusivo e educação de qualidade, além de recuperar espaços públicos e as áreas verdes da cidade.
” O evento reúne representantes de governos, organizações da sociedade civil, universidades, setor privado, imprensa, agências das Nações Unidas e outras organizações internacionais. Participar de uma mesa redonda para tratar de assuntos tão importantes mostram que a CNM é a legítima representantes do municipalismo brasileiro. O fórum é também uma grande troca de experiência com especialistas internacionais sobre os desafios que enfrentam as cidades”, complementou o presidente da AMA.
