O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Holanda Filho (PP), anunciou nesta quarta-feira (06) uma auditoria na folha de servidores e uma atualização cadastral do quadro funcional. A medida foi anunciada durante pronunciamento feito pelo vereador Kelmann Vieira (PMDB), a respeito da existência de supostas irregularidades no pagamento de funcionários da Casa.
“Desde janeiro, quando realizamos o planejamento estratégico da Casa, havíamos definido pela realização da atualização cadastral. Estamos nomeando uma comissão para realizar esse trabalho”, informou. A Comissão Especial de Servidores Públicos para Atualização Cadastral será integrada pelos servidores João Muniz, Miguel Paranhos e João Mendes, este último chefe de gabinete da 1ª Secretaria, que terá responsabilidade de coordenar os trabalhos.
Chico Filho explicou que Kelmann Vieira, como primeiro-secretário da Casa, tem acesso a os documentos, sendo necessário apenas a apresentação de requerimento, o que foi feito em plenário e imediatamente deferido. Kelman Vieira justificou afirmando que já tentou ter acesso antes de ir à tribuna, mas recebeu a informação que a documentação só seria fornecida com ordem da presidência , o que, segundo ele, era a prática da gestão passada.
O presidente enfatizou a transparência com que tem exercido seu trabalho desde que assumiu o comando da Casa em janeiro, inclusive, valorizando cada uma das secretarias da Mesa Diretora, sem centralizar nenhuma decisão. Ele lembrou também que em até 30 dias o novo site da Câmara Municipal de Maceió será disponibilizado na Internet, com as informações sobre a folha publicadas no Portal da Transparência.
“O prazo estipulado na Lei de Acesso à Informação para dar para publicidade de dados financeiros e da folha de pessoal da Câmara acabou em maio do ano passado. Quando assumi, esses dados já deveriam estar disponíveis há sete meses. Estamos melhorando o site da Casa e em breve não só o vereador, mas toda a população terá acesso a informações da folha”, informou Chico Filho.
Ainda durante a sessão, Kelmann elogiou a postura do presidente, e explicou que tomou a decisão de questionar os pagamentos dos servidores depois que o vereador Dudu Ronalsa (PSDB) o informou da existência de distorções na remuneração entre pessoas que exercem a mesma função na Câmara Municipal.
Para Chico Filho, é natural o surgimento desse tipo de discussão, já que houve renovação de 54% do quadro de vereadores. “Fico alegre e satisfeito em estar fazendo parte de uma Câmara de Vereadores combativa, questionadora e propositiva. Como presidente, tenho a obrigação de conduzir os trabalhos de modo harmônico , democrático e transparente”, concluiu.
