O governador Teotonio Vilela recebeu empresários e autoridades e apresentou potencial de investimentos em Alagoas
Alagoas será, a partir de hoje (17), o maior produtor de PVC da América Latina, com a inauguração da nova fábrica da Braskem no Estado. A cerimônia que marca o início das operações da unidade contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, e acontece no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, a partir das 10h.
Incentivada pelo Governo de Alagoas, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), a empresa investiu R$ 1,1 bilhão para implantar a nova fábrica de PVC e uma unidade industrial de MVC, com a aquisição de equipamentos, contratação de funcionários para implantação das obras, serviços de engenharia e infraestrutura.
“Sem sombra de dúvidas, este é um dos momentos mais significativos para o setor industrial em toda a história de Alagoas. O número de investimentos, a geração de emprego e renda e a larga produção da empresa colocam o Estado em um patamar jamais visto no cenário econômico nacional”, comemora o governador Teotonio Vilela Filho.
Em uma área não urbanizada de 150 mil m², a nova fábrica de PVC da Braskem terá capacidade produtiva de 460 mil toneladas por ano. O produto vai ser comercializado e distribuído em todas as regiões do Brasil e exportado para outros países. Esses números representam um aumento de quase 125% da produção, que é de 200 mil toneladas/ano.
Quanto à geração de empregos, a Braskem contou com cerca de três mil trabalhadores durante a construção física do empreendimento, e agora vai oferecer 500 novos postos de trabalho, sendo 200 diretos e 300 indiretos para completa operacionalização da fábrica.
“Além dos claros avanços do ponto de vista social, com a oferta de empregos, é de se destacar o novo posicionamento de Alagoas dentro do setor químico-plástico. A cadeia produtiva tomará maiores proporções com a nova unidade da Braskem, que servirá como âncora para atração de diversas empresas desse setor, principalmente aquelas que utilizam o PVC como insumo principal”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
Potencial de desenvolvimento
Nesta quinta-feira (16), foi realizado um jantar comemorativo que precedeu a inauguração da Braskem. O encontro foi realizado no Palácio República dos Palmares e contou com cerca de 100 executivos de grandes empresas nacionais e alagoanas, em especial da indústria do plástico. Recepcionados pelo governador Teotonio Vilela Filho, os empresários foram apresentados às oportunidades de negócios no Estado de Alagoas.
“Acreditamos no trabalho que está sendo feito na atual gestão do Governo de Alagoas, que conta com uma política séria, voltada para a atração de empreendimentos. A Braskem entende seu compromisso social com todos os alagoanos e vai garantir a geração de novos investimentos em Alagoas”, pontuou o vice-presidente de Vinílicos da Braskem, Marcelo Cerqueira, que participou do encontro.
Além da presidenta Dilma Rousseff, estarão presentes ao evento de hoje diretores da Braskem, secretários de Estado, membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes), empresários e representantes de sindicatos e entidades ligadas ao setor produtivo.
