×

Brasil/Mundo

Presidência da República reabre Palácio do Planalto para a visitação do público neste domingo (14)

A partir deste domingo, 14 de janeiro, o Palácio do Planalto será reaberto ao público. A visitação guiada é gratuita e pode ser agendada apenas pelo site: visitapr.presidencia.gov.br. A retomada das visitas faz parte das ações da Presidência da República para aproximar a população da sede do poder executivo federal.

O roteiro da visitação ao Palácio do Planalto inclui o térreo, o segundo, o terceiro andar e o subsolo, que agora é um novo espaço de exposições. As visitas terão duração média de uma hora e serão realizadas por grupos de até 30 pessoas, com vagas destinadas a grupos prioritários. A visitação acontece das 9h às 14h, sendo que o último grupo entrará às 13h. Não é necessário realizar o agendamento para crianças de até 10 anos.

O Programa de Visitação à sede do Poder Executivo Federal aproxima o público externo da mais alta esfera do Governo Federal e permite uma maior compreensão da missão institucional da Presidência da República. A visitação também enfatiza aspectos da educação patrimonial na construção e na ampliação do conhecimento da população acerca da história, cultura e bens artísticos da sede do governo.

O Palácio do Planalto está situado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital. A sua inauguração, em 21 de abril de 1960, foi o centro das comemorações da inauguração de Brasília, marcando a história e simbolizando a transferência da capital federal para o centro do país.

No edifício, funcionam o Gabinete da Presidência da República e os ministérios da Casa Civil, da Secretaria de Comunicação Social, da Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria-Geral. Também é onde acontecem as principais agendas oficiais do presidente, as reuniões ministeriais e os lançamentos e anúncios de novos programas e projetos do Governo Federal.

As visitas são organizadas pela Secretaria de Administração da Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República, por intermédio da Coordenação-Geral de Relações Públicas (Corep).