×

Esporte

Preparador do Corinthians admite o óbvio sobre Ronaldo

Fenômeno precisa perder peso, diz fisicultor

O peso do atacante Ronaldo voltou a ser assunto no Corinthians. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido contra o Grêmio, no último sábado, o jogador terá 15 dias para melhorar sua condição física e se recuperar de uma tendinite no joelho. O preparador físico do Timão, Valmir Cruz, falou sobre o trabalho que pretende realizar com o craque e admitiu: Ronaldo está acima do peso.

– Ele sentia dor no joelho, uma tendinite, e não conseguia desenvolver todo o seu potencial. Dentro do planejamento que temos feito com o Ronaldo, necessitamos de um tempo para recondicionamento. Com relação ao peso, temos conhecimento que ele realmente está acima. Nesta última semana, fizemos treinos muito bons e ele vem melhorando sua condição. Queremos uma evolução gradativa dele – contou o preparador à “Rádio Jovem Pan”.

Sobre o peso do jogador, Valmir Cruz explicou que Ronaldo tem dificuldade de se manter em forma por seu organismo reter muito líquido. O craque, inclusive, teria feito uma lipoaspiração para tentar diminuir o percentual de gordura. O preparador corintiano vai além e explica que outros métodos vêm sendo utilizados na luta do craque contra a balança.

O Ronaldo é um atleta que tem o problema de retenção de líquido. Existe um percentual de gordura, e temos que tirá-la não só com a parte física, mas com algum tipo de complementação. Então, estamos tentando diminuir essa gordura residual. Essa retenção de líquido atrapalha bastante e, às vezes, é necessário fazer uma drenagem linfática. Estamos conversando com outros médicos para ver se conseguimos diminuir esse inchaço que é visível quando estamos em contato com ele (Ronaldo).

Pensando em 2010, Valmir Cruz pretende ajudar o Fenômeno a iniciar a próxima temporada em ótima forma. Entretanto, segundo o preparador, o craque terá que fazer alguns sacrifícios para estar bem condicionado e ajudar o Timão no ano do centenário.

– Nossa ideia é terminar o ano com o Ronaldo bem, para que ele possa começar 2010 melhor ainda, já que é um ano importante para o Corinthians. Ele deve iniciar 2010 bem, para que não tenha tanto trabalho e também não nos dê tanto trabalho. O sofrimento seria menor. Quando entrar em férias, ele tem que se cuidar um pouco mais para que possa adquirir uma condição um pouco mais rápida e mais fácil. Essa é a nossa meta. Ele é um jogador inteligente e faz tudo aquilo que foi combinado sem reclamar. Então, creio que conseguiremos ter um Ronaldo em ótima forma até o ano que vem – encerrou.