A rede pública estadual teve uma noite de gala na quinta-feira (1º) com a promoção do Prêmio Destaques da Educação. Durante o evento, que ocorreu no Centro de Convenções, foram premiadas práticas exitosas e ações inovadoras das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres).
Na ocasião, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, destacou a importância do evento. “Esse é um momento para reconhecer as melhores práticas e ações inovadoras na rede estadual de forma que as mesmas sejam compartilhadas em Alagoas e até fora do Estado”, afirmou.
Barbosa ainda aproveitou o momento para anunciar que, daqui a 15 dias, o Governo de Alagoas concederá honraria similar aos municípios alagoanos, o Prêmio Ib Gatto Falcão. “Os municípios são responsáveis por 95% das matrículas do 1º ao 5º ano e 75% das matrículas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Como Secretaria de Educação, entendemos que desempenham um papel importantíssimo na Educação Pública e, por isso, daqui a 15 dias, neste mesmo Centro de Convenções, premiaremos as práticas exitosas das redes municipais”, adiantou.
Premiados
Durante a premiação, foram homenageados gerentes regionais de Educação, os vencedores do Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual e de três categorias “Gestão Escolar”, voltada para as unidades de ensino da rede estadual que realizem autoavaliação; “Docentes”, para professores que desenvolvam projetos inovadores com seus alunos e “Gestão Pedagógica” para coordenadores pedagógicos que também promovam ações inovadoras.
Boas práticas
As três categorias tiveram como vencedores o professor Ricardo Sérgio Santos, da Escola Theonilo Gama, na categoria “Docentes”; Ana Cleide dos Santos, da Escola Costa Rego, de Arapiraca, na categoria “Gestão Pedagógica” e a professora Maria Araujo Feitosa, da Escola Deputado José Medeiros, de Paulo Jacinto, vencedora gestora destaque.
À frente do projeto de judô da Escola Theonilo Gama, o professor Ricardo Sérgio se orgulha de não só ter descoberto grandes talentos do esporte, mas de ter ajudado a transformar a vida de dezenas de jovens do Jacintinho por meio do esporte. “Para mim, esta premiação foi inesperada, mas também gratificante, pois se trata de um reconhecimento de um trabalho de dez anos que usa o judô como um instrumento educativo que ajudou a diminuir a evasão escolar e trouxe influências positivas para a juventude local”, declarou.
Já Ana Cleide desenvolveu projeto com alunos e professores no intuito de resgatar valores positivos e a autoestima dos adolescentes. “Trabalhamos muitos textos de reflexão e outras ações que abordaram as escolhas que fazemos e como elas refletem em nossas vidas. Por isso, trabalhamos valores como respeito, solidariedade, ética, além de conscientizarmos sobre os malefícios das drogas”, contou.
Com 25 anos de atuação na Educação Pública e 16 anos na Escola José Medeiros, a gestora destaque Maria de Araujo Feitosa, se disse emocionada com o prêmio. “Este reconhecimento eu divido com toda a comunidade escolar, pois temos uma equipe comprometida e que não mede esforços para ofertar uma Educação Pública de qualidade”, falou a educadora, que é cidadã honorária de Paulo Jacinto, onde reside há mais de 30 anos.
