Os Prêmios Quirino da Animação Ibero-americana convocam o mercado a participar das diversas categorias de sua segunda edição, que será realizada no dia 6 de abril de 2019, em Santa Cruz de Tenerife, na Espanha.
A iniciativa, que pelo segundo ano consecutivo visa promover o talento e a indústria da animação ibero-americana, recebe obras animadas dos 23 países da região que tenham sido estreadas entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2018. No caso de longas-metragens, podem competir filmes lançados entre 1° de junho de 2017 e 31 de dezembro de 2018.
A convocação contempla nove categorias: longa-metragem, série, curta-metragem, curta-metragem escolar, obra inovadora, obra por encomenda, desenho de som e música original, desenvolvimento visual e desenho de animação.
Poderão apresentar-se à convocação obras cujo idioma original de expressão seja majoritariamente espanhol, português, ou outros idiomas não hegemônicos falados na região ibero-americana. Também poderão participar obras de produtoras ibero-americanas que tenham sido realizadas diretamente em outros idiomas. Os trabalhos deverão ser apresentados através da plataforma Festhome antes do dia 8 de dezembro às 23h59 (hora do México).
Entre todas as obras apresentadas, seis serão indicadas por categoria, e anunciadas no começo de 2019. Um júri internacional elegerá, entre as selecionadas, três finalistas em cada categoria, que serão as que concorrerão aos prêmios entregues no dia 6 de abril em Tenerife.
Em 2018, as obras reconhecidas nas principais categorias foram o longa-metragem mexicano “Ana y Bruno”, de Carlos Carrera, a série “El hombre más chiquito del mundo”, do argentino Juan Pablo Zaramella, e o curta español “Decorado”, de Alberto Vázquez.
Paralelamente aos prêmios, a organização pretende continuar gerando redes e favorecendo a circulação de obras em ambos os lados do oceano. Para isso, será realizada uma nova edição do Fórum de Coprodução Ibero-América/Mundo, e também do Congresso Internacional da Animação Ibero-americana. Essas atividades, dirigidas a profissionais da animação, terão lugar nos dias 5 e 6 e abril na mesma ilha onde se reunirão os setores animados da América Latina, Portugal, Andorra e Espanha. A primeira edição convocou 300 profissionais de 20 países, que participaram em mais de 350 reuniões B2B.
