×

Penedo

Prêmio Mérito Varejista homenageará empresária Maria Braz em sua 8ª edição

Homenageada (camisa de manga comprida verde) ao lado de seus familiares

Na noite do próximo sábado, 23, os escolhidos pela opinião popular serão agraciados com o Prêmio Mérito Varejista e Comerciário Padrão pelos relevantes serviços prestados no período 2014/2015 em Penedo. A premiação acontecerá no clube da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e será animada pela orquestra Social Dance.

Em cada edição do prêmio, o Sindicato do Comércio Varejista de Penedo (Sindilojas) escolhe uma pessoa para dar nome ao troféu. A escolha é feita levando-se em consideração alguns critérios, sendo o mais importante deles a contribuição dada para alavancar o comércio e fomentar a economia local.

Em 2014, na 7ª edição do prêmio, o homenageado foi o promotor de Justiça aposentado, Silvio Menezes. E em 2015, a escolhida foi Maria Farias Braz, primeira mulher a dar nome ao Prêmio Mérito Varejista. A empresária, que desde criança vendia na feira junto com seus familiares, atualmente é dona de seu próprio negócio e além de contribuir para a fomentação da economia local gera emprego e renda

Confira a biografia completa da homenageada:

Maria Farias Braz nasceu no dia 29 de maio de 1949, no povoado Lagoa Seca, em Itabaiana -SE. Casada com Jose Ferreira Braz, conhecido como Senhor Braz, Dona Maria teve seis filhas, Gislane Farias Braz (Administradora), Giselma Farias Braz (Administradora), Gisleide Farias Braz (Analista Judiciária), Gissandra Farias Braz (Veterinária), Graciela Farias Braz (Advogada e Servidora Pública Federal), Daiana Farias Braz (Advogada).

Com apenas 3 anos, Dona Maria se mudou com os pais para o município de Propriá-SE e no ano seguinte, devido as dificuldades, seus pais passaram a viver na fazenda Betume do conhecido Zeca Pereira, no município de Neópolis-SE, onde já começou a trabalhar na roça com os pais.

Aos doze anos, Dona Maria Braz estudava e já trabalhava no comércio, vendendo frutas em Neópolis, Passagem e Santana do São Francisco (Carrapicho). Ela viajava a cavalo para vender as frutas. Para estudar, a comerciante saía de casa as 16 horas e só retornava às 22 hs. Casou-se no dia 3 de fevereiro de 1968 aos dezessete anos. Nessa época além de comercializar frutas também fazia serviços de costureira. Seu esposo pescava a noite e pelo dia plantava mandioca, feijão e milho.

Da mandioca Dona Maria fazia farinha d’agua, pé de moleque, tapioca e vendia esses produtos aos sábados no pavilhão da farinha na feira de Penedo. Após 4 anos de casada, devido as muitas dificuldades, seu esposo foi para São Paulo tentar uma vida melhor. Maria ficou com duas filhas pequenas, mas continuou sua luta. Naquele tempo ela colhia bananas na ilha coroa dos patos fazendo esse transporte em canoas. Além disso continuou produzindo produtos derivados da mandioca. A ajuda esperada de São Paulo não chegava.

Após dois anos seu esposo retorna de São Paulo e iniciam uma nova jornada. Dona Maria e Senhor Braz arrendaram 10 tarefas onde plantavam arroz, além da pesca de peixe e camarão, sempre para comercializar no sábado na feira livre de Penedo. Após um ano perdeu tudo em uma praga na plantação.

Dona Maria mudou-se para a cidade de Neópolis-SE, comprou uma caminhonete pequena e velha e começou a viajar para Aracaju onde comprava frutas e verduras e comercializava em vários municípios e povoados da região como Ilha das Flores, Penedo e no Pontal do Peba. Venderam a caminhonete que tinham e compraram um caminhão, velho também, mais que cabia mais mercadoria. Um fato interessante foi que no nascimento de sua quarta filha, seu esposo colocou o caminhão para lavar na Beira do rio em Neópolis e o lavador ao tentar liga-lo, perdeu o controle e o veículo foi parar dentro do rio carregado de frutas e verduras, mais um desafio que foi superado.

Em outro desafio perdeu o caminhão em um acidente quando viajava para Itabaiana. Depois disso, em 1982, Dona Maria junto com seus familiares se mudou para a cidade Penedo e passou a residir no bairro da Cohab. A partir de então passou a vender frutas com mais frequência na praça Costa e Silva, Centro da cidade ribeirinha. Enquanto Dona Maria e seu esposo trabalhavam, as filhas mais velhas cuidavam das mais novas.

Em busca de melhores oportunidades, a comerciante pegou a estrada e seguiu para Garanhuns, depois Caruaru, chegando até o Juazeiro da Bahia. Foram mais de 20 anos com muito chão para viajar, sempre no período noturno. Por sua iniciativa, com apoio de alguns comerciantes, criou a feira do Pontal do Peba.

Nessa época, Dona Maria já tinha um sonho de ter seu próprio negócio. Em 1988 adquiriu um prédio na Travessa Carvalho Sobrinho onde abriu seu primeiro e sonhado empreendimento, o Mercadinho Braz. Em 1990 adquiriu outro prédio na Rua Sabino Romariz onde instalou o Horti Fruti Braz. Já no ano de 1996 comprou um imóvel na Rua Siqueira Campos onde instalou a Pousada Familiar Braz e no mesmo ano abriu seu segundo mercadinho na Rua Sabino Romariz.

Realmente uma história de luta, superação, alegria e muito amor. Com coragem e seu espírito empreendedor, Maria Braz venceu as adversidades da vida e conseguiu se tornar uma empreendedora de sucesso. Como disse uma de suas filhas, “ela empreendeu em Penedo sem nem saber que o era empreender”.

Serão agraciados com o prêmio:

– Advogado: Itanamara
– Telefonia Celular e fixo: Márcio Cell
– Supermercado e Mercadinho: Super 15
– Site de Notícias: Conexão Penedo
– Salão de Beleza: Salão Freire
– Revenda de Veículo: Grande Rio Veículos
– Restaurante: Daruma
– Prestação de Serviços: SOS Computadores
– Posto de Combustível: Posto Grande Rio I
– Padaria e Conveniência: Padaria Largo de Fátima
– Móveis: Victor Móveis
– Moda Jovem: Aryska
– Médico: Raimundo Jorge Rosário
– Material de Construção: Penedo Construções
– Loja de Sapatos: Skala Modas
– Lanchonete: RC Lanches
– Escola: Escola Nossa Senhora de Fátima
– Empreendedor do ano: Dr. Yasuo dos Santos Oribe (Síntese)
– Eletrodomésticos e Eletrônicos: Insinuante
– Dentista: Drª Lilian Gomes Costa
– Cosméticos e Perfumaria: O Boticário
– Contabilista: Gilmar dos Santos
– Confecção Masculina: Rios Moda Jovem
– Confecção Infantil: Carambola Kids
– Confecção Feminina: Supermoda
– Bar e Petiscaria: Oratório
– Artigos para Presente: O Rei do Alumínio
– Autopeças: Trevo Autopeças